-Imagem (Image_1.1385374)Com o início da novela O Outro Lado do Paraíso (Globo/TV Anhanguera), com cenas ambientadas em Palmas, inclusive com núcleo próprio retratando personagens fictícios que vivem na cidade, as redes sociais ficaram em alvoroço com comentários a respeito do figurino dos personagens.Mas afinal de contas, os tocantinenses, em especial os palmenses, se vestem assim? Para descobrir se tais críticas realmente têm fundamento, a consultora de moda Kassandra Valduga, que atuou na consultoria de lifestyle (estilo de vida) aliada à equipe de figuração para a construção de identidade dos personagens da novela comenta sobre as críticas nas redes sociais. “Se os personagens se vestissem com jeans, blusinha e sapatilha, que identidade eles teriam? Cadê a arte nisso? Novela é uma obra de ficção e o figurino é uma criação, assim como um desfile, tem que ter o show, o impacto”, argumenta a consultora.Sobre o uso de botas, chapéus e fivelas, usados principalmente pelo personagem Gael, (Sérgio Guizé), Kassandra afirma que é comum algumas pessoas usarem esse estilo diariamente na cidade e não apenas em cavalgadas. “A diferença é que eles não usam com aquelas combinações que foram montadas para o visual dos personagens da novela”.Alguns personagens ganharam atenção especial da consultora. “A produção de moda (seleção de peças no comércio e lojas locais) foi feita para vários personagens, para integrar o acervo do figurino. Obviamente que alguns itens foram direcionados, como a bolsa e rasteirinha de capim dourado que a Raquel (Erika Januza) usou na cena gravada na Praia da Graciosa. O colar de filigrana que é a joia de Natividade que a Sophia (Marieta Severo) usa, entre outros”, detalha Kassandra.DIFERENCIAL O casal de estudantes tocantinenses Lara Vitória Soares Laranjeira, de 19 anos, e Marcos Henrique Pires Amaral, de 23 anos, gosta de valorizar as raízes tocantinenses e aposta no estilo com pegada country. “O tocantinense possui vários estilos, mas como nossa característica ainda segue o ritmo de interior com forte influência da pecuária, esses elementos mais rústicos são indispensáveis. Já fui criticada algumas vezes pelo meu estilo mas, como gosto não se discute, o que prevalece são minhas raízes e a valorização da nossa cultura”, defende a estudante.Sobre a escolha, Amaral garante que é uma coisa normal e não dispensa o estilo bruto e rústico. “Algumas pessoas às vezes falam brincadeiras porque bota e cinto com fivela é para rodeio ou fazenda, mas eu não ligo, me visto assim em qualquer lugar, casamento, formatura, faculdade”, garante o estudante.Sobre a novela, ambos garantem que apesar de terem acertado em algumas composições, o figurino ficou um pouco pesado. “Mas por ser novela a licença poética permite. Essa é uma verdadeira homenagem aos que amam e usam esse estilo rústico”, finaliza Lara. Pegada pessoalQuem também é adepta do estilo é a zootecnista Célia Rodrigues Toledo, natural de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, mas morando no Tocantins desde 1992. Célia explica que seu estilo é basicamente country. Os itens indispensáveis são bota, calça e o cinto. Para ela o estilo palmense é formado por pessoas que vêm de várias regiões do Brasil, então não é fácil definir. Célia gosta tanto dessa pegada que já usou em formaturas e até no seu casamento, com direito a bota e chapéu e montada num cavalo. “Amo e não dispenso, mesmo tendo sido alvo de comentários em algumas situações”, garante. Parceria empresarialAs gravações no Tocantins também movimentaram o comércio da cidade, já que muitas peças foram adquiridas em lojas de Palmas. Mas, além disso, renderam parcerias, como a feita com a empresária Letícia Coelho, dona de uma loja de roupas e também de uma marca. A personagem de Grazi Massafera irá usar looks exclusivos da marca. “A figurinista Ellen Milet gostou bastante das peças e a partir daí surgiu a parceria”, explica Letícia, que recentemente esteve no Projac, no Rio de Janeiro, para apresentar a marca e conhecer a fábrica de sonhos. “Conheci todos os detalhes e aprendi muito sobre o processo de composição de figurinos”. Sobre a parceria, Kassandra enxerga como uma grande oportunidade. “É uma forma de valorizar algo que está distante dos grandes centros, mas tem conceito de moda e de marca. É olhar para o interior do Brasil e dizer que também tem coisas legais por lá”, finaliza. (Colaborou Patrícia Lauris)-Imagem (Image_1.1385373)