Com a ideia de compartilhar um clássico nas ruas, acontece hoje e amanhã a encenação do Teatro de Rua Os Cavaleiros da Triste Figura. O espetáculo é o primeiro do circuito do Palco Giratório da edição deste ano no Tocantins. A apresentação hoje será às 19 horas em frente ao Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis em Palmas. Já amanhã, a encenação será no mesmo horário no Sesc Porto Nacional. A atividade é gratuita.

“O espetáculo surgiu da necessidade de refletir sobre as afetividade e compartilhá-las nas ruas. E a montagem foi um processo compartilhado através de artistas que trouxemos para vivências”, coloca o artista Rogério Alves, que faz parte do Grupo Teatral Boca de Cena, do Sergipe, que encenará a peça.

A peça é livremente inspirado na obra Dom Quixote de La Mancha, do espanhol Miguel de Cervantes. “A história que se pretende retratar de forma extrapola a literatura e se contamina por toda a realidade circundante, em forma de sonho (ou delírio)”, conforme o artista.

Na apresentação, os artistas irão introduzir suas histórias aos ouvintes. “Desfazendo-se e reinventando-se a cada golpe, permeados por loucuras e delírios, alimentam um desejo excêntrico, cada vez mais desacreditado: transformar o mundo”, conforme a descrição da peça. A classificação é livre e a duração de cerca de 60 minutos.

Grupo

O Grupo Teatral Boca de Cena é formado por artistas de diferentes estados e participam da atuação e montagem da peça, além de Alves, João Marcelino, Cesar Ferrário, Fernando Yamamoto, Helder Vasconcelos, Ésio Magalhães e Babaya Morais.

Eles buscam provocar reflexões críticas sobre a realidade social e cultural brasileira. O grupo já montou nove espetáculos, apresenta e pesquisa linguagem e o processo compartilhado em suas produções.

Palco Giratório 

O Projeto o Palco Giratório tem o objetivo de desenvolver as artes cênicas no País e é realizado pelo do Sesc Nacional. A ação acontece desde 2008 e busca promover o intercâmbio e a difusão de espetáculos. Com isso, a ideia é proporcionar uma formulação de pensamento, de reflexão e conhecimento, por meio de debates e intercâmbios, sobre a cena teatral brasileira

A cada ano, os espetáculos selecionados por curadoria do Sesc que têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação. Além das apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenções urbana e performances, o projeto traz em sua programação oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras.

 

SERVIÇO

O que: Palco Giratório 2018

Espetáculo: Os Cavaleiros da Triste Figura Quando: Hoje e amanhã, às 19 horas

Onde: Parque Cesamar em Palmas e Sesc Porto Nacional

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Informações: 3212-9954