O espetáculo de rua Do Repente, da companhia teatral Lamira Artes Cênicas, será encenado hoje, às 19 horas no Parque dos Povos Indígenas em Palmas. A apresentação é gratuita terá audiodescrição ao vivo para deficientes visuais assistirem ao espetáculo com o objetivo de difundir a cultural aos portadores de deficiência.

A peça faz uma homenagem a tradição repentista e a cultura popular do nordeste através da mistura do universo popular nordestino com elementos da Commedia Dell’Art, um gênero de comédia surgido na Itália do fim do século XVI. O enredo traz quatro personagens, que usam máscaras, para contar os casos da narrativa.

A pesquisa cênica de coreografia, figurinos, cenário e iluminação, características do Do Repente remetem à ideia do cangaço, do vaqueiro e dos coronéis. Ao longo da história são trazidas músicas da tradição repentista com coco de embolada, no aboio, na viola, no martelo agalopado ou no martelo perguntado.

A peça ainda apresenta esse universo e as sonoridades da cultura nordestina que faz parte da construção da identidade cultural brasileira. A apresentação tem classificação livre, duração de 35 minutos e estreitou em 2012.

Turnê

O grupo Lamira está em turnê com a apresentação de rua, que já passou por São Félix do Tocantins e por Mateiros, e agora roda Palmas. Além de receber a montagem, as cidades também foram contempladas com oficinas gratuitas sobre interação entre teatro e dança. A iniciativa tem o patrocínio de O Boticário na Dança e o apoio do Ministério da Cultura (MinC), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Prefeitura de Palmas.