Considerado um dos espetáculos religiosos mais emocionantes do mundo, a Paixão de Cristo é apresentada em várias cidades do País e pelo mundo. Em Palmas, o espetáculo acontece há mais de 10 anos realizado pela Companhia Art’Sacra. Este ano, a apresentação acontece hoje, às 20 horas, na Praça dos Girassóis e com estimativa, da organização, de participação de 500 voluntários no evento, dentre atores, produção e equipe técnica.

O diretor do espetáculo e presidente da Companhia Art’Sacra, Valdeir Santana, que participa do projeto desde o começo das apresentações destaca que este ano com a realização na praça a proximidade com o público será maior. “A plateia gosta muito daqui, porque consegue ficar mais próximo do espetáculo. Dá para ver melhor e sentir mais”, diz o diretor afirmando que nesta edição a plateia também fará com participações. “A gente sempre quis ter essa situação e também permitir que a plateia participe do espetáculo. Eles vão realmente lembrar deste ano, mais do que os outros porque elas vivenciarão”, afirma.

Apesar de ser um espetáculo que apresenta a história de Jesus Cristo, Santana informou que este ano a companhia buscou implementar novidades trazendo reflexões para a atualidade. “Teremos um personagem que terá conflitos pessoais e do dia a dia, e ele abordará vários momentos que passamos em nossa vida, e vai acompanhar Deus que é uma pessoa que ele questiona muito. Estamos trazendo temas da atualidade para as pessoas refletirem”, diz.

A preparação do elenco começou em novembro do ano passado e envolve aulas de técnicas de preparação corporal, interpretação, impostação da voz, improvisação e criação de personagem. “A preparação também busca despertar nos presentes uma consciência crítica e criativa através da arte, dando ênfase à dignidade da pessoa humana, à família e à vida”, comenta o diretor.

Oficial

Em janeiro deste ano, o espetáculo da Paixão de Cristo foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, pela Lei 2.287. Para Santana, o apoio foi algo positivo, mas precisa ser mais fomentado. “É algo positivo, mas ele precisa de um respaldo maior das autoridades. É preciso que o evento seja de mais gente, que não seja só a Art’Sacra realizando mas que os fomentadores da cultura também estejam trabalhando em suas várias áreas”, ressalta Santana destacando que a estrutura esse ano será menor. “A gente não terá a estrutura cenográfica de todos os anos, por conta de falta de financeiro mas faremos com o esforço para fazer o melhor”, diz.