O espetáculo de dança “Tumbeiros”, do coletivo Agulha Cenas, entra em cartaz com três sessões com muitos contos, poesias e cantos para instigar à reflexão sobre os povos africanos no Brasil. As apresentações de estreia acontecem de quinta-feira, 27, até o sexta-feira, 28, sempre às 20 horas, e a última sessão no sábado, 29, será às 17 horas, no Teatro Sesc Palmas.

O roteiro do espetáculo é contato e formatado a partir do contexto histórico que apresenta a dureza de um período cruel, avassalador e, ao mesmo tempo, marca um processo de resistência à invisibilidade e ao desprezo aos negros escravizados no País. A encenação traz a história de um negro chamado Fortunato, que foi escravizado e desapareceu durante esse período.

O enredo também apresenta o navio negreiro Tumbeiros, uma grande tumba que transportava os povos africanos para serem escravizados no Brasil, entre os séculos XVI e XVIII. A dramaturgia sobre esse navio é de origem quilombola, da Comunidade Kalunga do Mimoso-Albino, localizada entre Arraias e Paranã.

Além disso, “Tumbeiros” chega com diversos cantos que expressam a luta e história dos escravos, canções que nasceram da reflexão sobre o trabalho e a opressão sofrida, sempre em intermédio com sons e batuques de tribos africanas.

Os cantos são interpretados pelos próprios bailarinos, sob a direção musical do músico e maestro Heitor Oliveira, que afirma que as essas sonoridades dialogam com o contexto histórico dos tumbeiros, evocando memórias e narrativas de sofrimento e resistência. "Esse material sonoro identitário é inserido em um contexto de timbres e harmonias geradas ou processadas eletronicamente", explica Oliveira.

Fátima Salvador assina os textos e canções e descreve o espetáculo como “um grito de dor ainda tão presente nos corpos afrodescendentes que ainda lutam uma guerra tão desleal que é a de afirmar o seu lugar no mundo”, descreve Fátima Salvador sobre “Tumbeiros”. Já a bailarina Renata Oliveira assina a direção artística do espetáculo.  

Os ingressos antecipados já estão à venda pelos valores de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 e a meia entrada.

Projeto

O projeto “Montagem: espetáculo Tumbeiros” da Agulha Cenas tem recursos vindos do edital de patrocínios do Banco da Amazônia 2019. O projeto está em execução com ações artísticas e contrapartida social, por meio da oferta de oficinas de corpo, movimento e musicalidade. As atividades tem ainda parceria com a Universidade Federal do Tocantins.

A ideia do projeto é promover o aperfeiçoamento profissional no setor das artes cênicas e as atividades artísticas com linguagens inovadoras e novas expressões que dialoguem com a cena contemporânea na região da Amazônia Legal, viabilizando um produto cultural com temática relevante que poderá manter-se em circulação nos anos seguintes.

Ficha técnica

Coreografia e Direção Artística: Renata Oliveira
Composição e Direção Musical: Heitor Oliveira
Textos e Canções: Fátima Salvador
Fotografia e Design Gráfico: Flaviana OX
Figurinos: Vivian Oliveira
Cenário: Vivian Oliveira e André Senna
Iluminação: Lúcio de Miranda
Elenco: Elton Fialho, Fabrício Ferreira, Maria Antônia Dantas e Renata Oliveira