Natural de Belém do Pará, mas residente em Gurupi, Sul do Estado, desde 1983, o poeta e jornalista Zacarias Martins é um dos autores 38 autores que figuram com destaque no II Anuário da Poesia Paraense – 2016, organizado por Airton Souza, e que foi lançado recentemente em Marabá (PA).

Martins está presente na obra com as poesias Sem você e O teu olhar, afirmando sentir-se gratificado em participar dessa publicação, principalmente, pela oportunidade de poder figurar ao lado de grandes expressões da poesia paraense contemporânea. “Trata-se de uma importante obra de referência da produção poética atual de autores paraenses, residentes ou não naquele Estado, que permite, também, um proveitoso intercâmbio cultural entre os participantes e ao mesmo tempo, se transforma numa verdadeira vitrine desses literatos”, destacou Martins.

Para o organizador da obra, Airton Souza, o II Anuário da Poesia Paraense – 2016 é um projeto ousado, porque tenta unir, de maneira simbólica e dialética, algumas gerações e estéticas poéticas bastante diferenciadas. “O Anuário é um livro para compor mais uma página da página na poesia do Estado do Pará, reescriturada todos dias por homens e mulheres repletos de sonhos para com um livro, a leitura e a vida”, concluiu.