Com o tema "Auscultando a Vida", que nomeia uma obra literária de Odir Rocha, o sarau de junho do Projeto Terça Literária homenageia o escritor, que também é médico e político.  O evento está marcado para esta terça-feira, 4, às 20 horas no Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas e contará com declamações, músicas, vídeos e depoimentos

“Serão apresentados vários aspectos da vida de Odir como médico, literato e como pessoa. Haverá muita luz e calor humano”, conta o escritor Osmar Casagrande, que afirma que a homenagem terá teatralização, contos, poemas e filmetes da trajetória do homenageado. 

“As origens, paixões e experiências do ‘poetinha’; do médico e do ser humano que encontrou no sertão a razão da sua vida, será narrada de forma lúdica nos depoimentos e manifestações dos amigos de profissão e amantes da literatura”, afirma o diretor do evento, o também escritor Edson Cabral. 

O Terça Literária é um projeto nascido de uma parceira da Fundação Cultural de Palmas (FCP) com a Academia Palmense de Letras (APL). O evento tem o custo de R$ 10,00. 

Obras

"Auscultando a Vida" é uma obra formada por quatorze contos com narrativas atraentes que faz o leitor viajar para um mundo de dificuldades, de solidariedade, de ignorância e, às vezes de encantamento. Ao longo do livro, Odir apresenta ao leitor a beleza e a importância das coisas simples e ao mesmo tempo a complexidade do viver. 

O médico e escritor também publicou os livros “Do amor à Terra”, “ Terracanto”, “25 Caminhada”, “Ipobajá” e“Empina-se pipa na terceira idade?” e é membro da Academia Palmense de Letras. Muitas de suas obras fazem uma viagem ao panorama histórico-social das experiências vivenciadas por jovens médicos na década de 70 entre doenças, partos e operações em centros cirúrgicos iluminados por lampiões de querosene.

Odir é ganhador de prêmios nacionais devido a seus poemas cheios de filosofia e amor. O escritor sempre coloca em seus personagens a realidade contraditória das pessoas com quem conviveu em suas experiências de vida, tanto como médico quanto como administrador. 

Perfil 

O escritor chegou a região tocantinense no ano de 1971 e montou um hospital e foi professor em, na época, e Colinas de Goiás. Engajou-se na luta para a criação do Estado.

Mudou-se para Palmas em 1993, e foi secretário da Ação Social e Habitação e secretário Estadual da Administração e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000.  Foi presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins em 2001. Posteriormente, passou a se dedicar-se a literatura.