programa Estação Anhanguera (Globo/TV Anhanguera) apresenta hoje, às 14 horas, a edição especial Raízes em homenagem ao jornalista, escritor e compositor Tião Pinheiro, editor-chefe do Jornal do Tocantins. O público irá conhecer a vida e obra do goiano–tocantinense por meio do já consagrado projeto Alma Leve, Outros Versos, Outros Cantos, lançado em Palmas em maio de 2015, que abrangem livro de poemas, discos, shows, DVD, site e série de moda.

O Alma Leve deu seus primeiros passos e surgiu em meio à espontaneidade de encontros entre amigos debaixo de um abacateiro no quintal da antiga casa de Tião em Goiânia, em que os músicos e artistas compartilhavam suas composições e faziam daqueles encontros verdadeiros momentos voltados para a cultura. “Apesar de ter meu nome no título, esse Estação Anhanguera Raízes é uma homenagem não a mim apenas, mas à produção poético-musical regional, aos compositores, poetas, intérpretes e instrumentistas do Tocantins, Goiás, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, do Chile e da Argentina, que estão produzindo a boa música e cultivando sentimento tão caro que é a amizade”, destaca Pinheiro.

Para realizar o projeto, o apoio de parceiros foi fundamental. “Tudo isso foi possível graças aos parceiros, amigos, apoiadores e familiares, a quem reitero os agradecimentos e, em especial, ao Grupo Jaime Câmara e à TV Anhanguera que, com a aprovação da Globo, cederam esse generoso espaço para nossas criações e também à Public, presente em tudo com o talento e o profissionalismo de sempre. Que essa iniciativa abra caminhos para outras produções.”

Para o diretor-geral do GJC no Tocantins, Jean Teixeira, a exibição na televisão é um presente para o Estado. “Testemunhei um encontro histórico de grandes artistas do Tocantins e de vários Estados. Fruto da poesia, alma leve e do carisma de um aglutinador de talentos, Tião Pinheiro”, ressalta Teixeira.

“Acreditamos ter feito um registro histórico da nossa música regional com o maior profissionalismo possível. O Tião conseguiu reunir esse elenco de músicos e intérpretes e merecia um registro em áudio e vídeo de qualidade com exibição num espaço nobre como o Estação Anhanguera”, defende o sócio-proprietário da Agência Public, Marcelo Silva.

Parceiros

A poesia musicada de Tião Pinheiro é interpretada pelos parceiros do projeto Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Marcelo Barra, Braguinha Barroso, Gilberto Correia, Dorivã, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Sandro Petrilli, Beto Naves, Luiz Augusto, Nacha Moretto, Jorge Menares, Broder Bastos, Celso Galvão e Alexandre Castro. Além das participações especiais de Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Diomar Naves, Tom Chris, Pádua, Marinho Lima, Amauri Garcia, Jorge Menares e Andréa Luisa Teixeira.

O maestro Luiz Chaffin, responsável pela direção e arranjos dos CDs Alma Leve e Outros Cantos, explica a honra de ter participado do projeto. “Poder estar perto de Tião Pinheiro é um enorme prazer. Ele é um homem iluminado e uma das pessoas mais cultas que conheço. Tenho certeza que a exibição do projeto pela TV é extremamente pertinente, além de poder ser um divisor de águas no acesso da população aos bens culturais produzidos por essas bandas”, valoriza.

 

Perfil
De Monte Alegre de Goiás, onde nasceu no dia 9 de maio de 1954, Tião Pinheiro é jornalista, poeta e compositor. Membro das Academias Tocantinense e Palmense de Letras, tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças (MS). No Grupo Jaime Câmara desde 1979, foi revisor, repórter, crítico musical e sub-editor de Cultura do O Popular antes de assumir, em 1988, a editoria-geral do Jornal do Tocantins, cargo que acumula com o de Supervisor Editorial do Daqui.

 

FICHA TÉCNICA

Show: Alma leve

Realização: Abacateiro

Direção geral: Tião Pinheiro

Dir. executiva: Joseph Madeira

Produção: Regina Reis, Sandro Petrilli, Diomar Naves, Léo Pinheiro, Jorge Menares e Israel Pinheiro

Dir. Art. e Musical: Luiz Chaffin

Banda: Luiz Chaffin (violões aço-nylon, bandolim, violão 12 cordas e guitarras), Henrique Reis (sanfona, piano e teclados), Fred Valle (bateria), Marcelo Maia (baixo), Edilson Morais (percussão)

Técnicos de som: Denis Kissner, Marcos Aba e Paulo Celestino

Road: Ruan Ricardo

Iluminação: Francisco Lustosa e André Luiz Monteiro

Gravação de imagens: Public

Edição: Júnior Foppa-Public

Patrocínio: Grupo Jorima

Apoio: Grupo Jaime Câmara, Public, Fieto-Sesi, Harmonia, EHL, Fundação Cultural de Palmas, Pro2, Temar, Banda Liberou Geral, Art & Vídeo, Rosal, Academias Tocantinense e Palmense de Letras