Alguns usuários do WhatsApp receberam, nesta terça-feira (5), um aviso em uma caixa amarela que dizia que as mensagens e chamadas de voz são agora protegidas com criptografia “de ponta-a-ponta”. Mas o que isso realmente quer dizer?

Isso significa que agora, qualquer conteúdo que você enviar ou receber pelo aplicativo só poderá ser lido/ouvido por você ou pela pessoa com quem você está conversando — nem mesmo o WhatsApp poderá ter acesso a essas informações. E isso funciona tanto para iOS quanto para Android. 

Sobre essa criptografia de ponta-a-ponta, o WhatsApp explicou: “A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que pode lê-la é a pessoa para quem você enviou essa mensagem. Ninguém pode ver dentro dessa mensagem. Nem os cibercriminosos. Nem hackers. Nem regimes opressivos. Nem mesmo nós”.

Anteriormente, apenas chats de texto foram criptografados no serviço de troca de mensagens.  

Brasil

Esta seria até mesmo uma “solução” encontrada pelo WhatsApp para evitar problemas com a Justiça — como quando o serviço foi bloqueado no Brasil acusado de não fornecer as conversas feitas pelo aplicativo para uma investigação. 

Na época, a Justiça paulista decidiu que o aplicativo teria que ficar bloqueado por 48 horas por não fornecer as conversas de um homem acusado de latrocínio (quando se mata para roubar), tráfico internacional de drogas e associação criminosa.