Neste ano, os palmenses que curtem uma boa folia de Carnaval, seja ela cristã ou tradicional, têm a oportunidade de curtir a festa no Palmas Capital da Fé, no estacionamento do Estádio Nilton Santos, no 1º CarnaPraça, evento promovido pelo Governo do Estado na Praça dos Girassóis e também no Carnaval do Amor, que ocorre na Praia da Graciosa.

A equipe do Jornal do Tocantins esteve nas ruas na noite desta sexta-feira para apurar as expectativas do público para a festividade, que atende praticamente todos os gostos. Em frente a um dos palcos do Palmas Capital da Fé, cinco membros de uma mesma família se reuniram enquanto aguardavam o momento dos shows. Amilton Ferreira Martins, de 64 anos, providenciou cadeiras de praia para acomodar a esposa, Maiara Martins Lima, de 33 anos, seu enteado e suas duas irmãs.

Segundo o aposentado, morador da Capital há muitos anos, é a primeira vez que participa do Capital da Fé e comemora o Carnaval de forma cristã. "Tive a oportunidade de ir a outros carnavais aí pelo mundo afora. Vim aqui buscar mais de Deus, louvar a Deus com alegria, sem bebida, sem drogas, em paz e em família", ressaltou.

Martins conta que está na expectativa para assistir a apresentação de Aline Barros e Cassiane na terça-feira. Assim como ele, uma das irmãs que o acompanha participa do evento pela primeira vez. Após a viagem de Gurupi até a Capital, o irmão conta que é uma noite especial para ela. "O sonho da minha irmã é conhecer o Fernandinho. É hoje", disse, entusiasmado.

Já na região centro-norte da Capital, o movimento ainda é tímido. No 1º CarnaPraça, equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros fazem a segurança do local e servidores da saúde estadual trabalham o sexo protegido com blitz educativas e distribuição de preservativos.

Os bolsões de estacionamento estão tomados por food trucks e vendedores ambulantes, que esperam a chegada do público que deve prestigiar as atrações a partir das 22 horas.

Edson Martins da Silva, de 52 anos, é o dono de um dos trailers do local. Dono de uma pastelaria na região das Arnos, Silva é natural de Palmeiras de Goiás e se mudou para Palmas há um ano após a aprovação do filho no vestibular. A intenção é que a partir desse evento ele termina de estruturar o veículo para vender pastéis em outros eventos da Capital.

“A expectativa é boa. Estamos tentando entrar no mercado porque tem muita concorrência, mas acredito que cada um vende o seu produto da melhor forma possível”, acrescentou.

A ‘estratégia goiana’ utilizada por ele para vender mais é apostar em um pastel self service. “A pessoa chega, pede um pastel com recheio de carne, por exemplo, e tem mais oito tipo de saladas para se servir à vontade. Esse é o diferencial que a gente busca, vimos que não tem algo assim em Palmas”, finalizou.

Programação

A programação do Palmas Capital da Fé inicia às 20 horas com as atrações regionais exceto na terça-feira, 25, em os artistas sobem ao palco às 19 horas. As apresentações nacionais começam a partir das 22 horas. Confira quais artistas se apresentam nos quatro dias de louvor:

Sexta-feira, 21 de fevereiro - Diego Fernandes; Louve & Adore; Moisés di Carvalho; DJ PV e Fernandinho

Sábado, 22 de fevereiro - Padre Ed Reis (regional), Jake Trevisan, Dunga, Gabriela Rocha e Rubens Uchôa (regional)

Domingo, 23 de fevereiro - Anjos de Resgate, Sarah Farias, Casa Worship, Leandro Borges, Priscilla Alcântara, DJ Kento, Vigilhão da Fé (regional)

Segunda-feira, 24 de fevereiro - Padre Geraldinho, Adriana Arydes, Padre Reginaldo Manzotti, Rosa de Saron

Terça-feira, 25 de fevereiro - Rosilene Martins (regional), Cassiane, Sandro Nazireu, Aline Barros e Christafari (internacional)

CarnaPraça

Sexta-feira, 21 de fevereiro - PH e Michel e o Forró do Balançado

Sábado, 22 de fevereiro - Israel Novais, Banda Liberou Geral e Rafa Souza, às 20 horas

Domingo, 23 de fevereiro - Jefferson Moraes, Xê Balada e a dupla Di Luca e Raphael, a partir das 19 horas