Previsto para entrar em cartaz hoje em todo País, o filme Sully – O Herói do Rio Hudson, com Tom Hanks, teve a estreia adiada pela Warner Bros. em respeito às vítimas da tragédia aérea com o time da Chapecoense que matou 71 pessoas na Colômbia. “A Warner Bros. Pictures está profundamente entristecida por esta terrível notícia. A fim de sermos respeitosos com esta tragédia, tomamos a decisão de adiar a estreia anteriormente programada para o dia 1º de dezembro. Estendemos nossas sinceras condolências às famílias e aos entes queridos das vítimas neste triste momento”, divulgou o estúdio em nota oficial.

Dirigido por Clint Eastwood, Sully é baseado na história real do piloto americano Chelsey Sullenberger, o “Sully”, que em 2009 conseguiu contornar uma falha mecânica em um voo comercial, evitando um acidente de grandes proporções em Nova York. Ele conseguiu pousar o avião no Rio Hudson. O feito heroico fez o piloto ganhar os noticiários e se transformar em um novo herói nacional.

A história do longa, que estreou com sucesso no dia 9 de setembro nos Estados Unidos, é baseada na autobiografia Highest Duty: My Search for What Really Matters, lançada por Sullenberger poucos meses após o episódio. Analisando todo o contexto do acidente, e os problemas sucessivos logo após a decolagem, o longa-metragem faz um completo raio X do comandante do avião e toda a burocracia que ele e o co-piloto Jeff Skiles (Aaron Eckhart) passam para provar que a melhor decisão foi a tomada.

Quando estreou, o filme desbancou o terror O Homem nas Trevas, que estava dois finais de semana consecutivos em cartaz nos Estados Unidos. O longa de Eastwood arrecadou US$ 35 milhões no primeiro final de semana em cartaz. Em outubro, o número de arrecadação já havia subido para US$ 118 milhões. A data da estreia no Brasil ainda não está definida.