Começam nesta segunda-feira, 16, as inscrições para o VI Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela. O evento está marcado para ocorrer de 4 a 6 de novembro no canal do YouTube do Festival com cerimônia de premiação transmitida ao vivo, da grande praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho de Palmas. A iniciativa é promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Para essa nova edição do festival de cinema, o lema será “Cinema Novo - Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”. Essa ideia, conforme a organização, resume o objetivo do Você na Tela, que é estimular a criatividade de crianças, adolescentes e jovens para a criação de conteúdo audiovisual. Também busca promover protagonismo infanto-juvenil no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

Assim como em 2020, neste ano a programação será totalmente online com a exibição dos filmes devido a pandemia da Covid-19. Acesse aqui o edital dessa edição. 

Inscrições 

As inscrições para o evento seguem até as 23h59 do dia 10 de outubro e podem ser inscritas no Festival Você na Tela obras audiovisuais produzidas no ambiente escolar, que tenham sido criadas por estudantes sob orientação de um professor. Também pode participar das produções realizadas em espaços não formais como associações comunitárias e pontos de cultura. 

Os interessados em participar podem se inscrever em cinco mostras competitivas, divididas em idades e níveis escolares.  A Mostra Competitiva Jovem Cineasta inscreve  filmes realizados por crianças na faixa etária entre 8 e 12 anos, já a Mostra Competitiva Jovem Realizador é para produtores na  faixa etária entre 13 e 17 anos. A FCP considera a idade atual para as inscrições dos participantes completa até o último dia do evento.  

A Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas se destina a estudantes universitários, que aceitam obras finalizadas nos anos de 2020 a 2021 e produzidas na Capital. Já as duas últimas mostras são para produtos nacionais ou internacionais, sendo a Mostra Competitiva Brasil na Tela filmes de  por crianças e jovens estudantes em todo Brasil, entre 8 a 17 anos, e a Mostra Competitiva Internacional Você na Tela para crianças e jovens estudantes em todo o mundo. Nesta categoria serão aceitas obras finalizadas nos anos de 2018 a 2021.