Em lembrança ao Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio nesta quinta-feira, 10, o documentário “O Diário de Ana”, dirigido pelo cineasta Nival Correia, que finaliza as gravações nesta data, retrata e tem o foco no valor da vida e seus desafios, contrapondo ao suicídio. A data de divulgação da produção não foi informada. 

A produção, conforme o diretor, que também produziu o roteiro, o filme não aborda a temática da morte, apesar de retratar histórias de jovens que tiveram a vida interrompida pelo suicídio, mas a vida dos jovens em meio aos desafios deste século. 

“O documentário tem a missão de mostrar a importância de cada amanhecer como oportunidade de lutar a cada dia. Temos a função de mostrar a importância da vida, da luz e da sabedoria para enfrentar cada desafio do dia a dia”, afirma. 

Essa produção conta com entrevistas de psicólogos, jornalistas, acadêmicos, religiosos, atletas e artistas que relatam e abordam a importância e valores da vida em relação aos casos de suicídio em Palmas. Entre os subtemas elencados na obra cinematográfica estão o bullying, racismo, intolerância. 

Conforme o diretor esses temas são abordados de forma documental e dramática para uma abordagem sensitiva e suave. Ao trabalhar com uma fotografia sensível e personalidade na luz, sons e ruídos, “O Diário de Ana” tem como personagem principal Dáleth Jeovana, acadêmica de jornalismo, negra e ativista, que lutava pelos direitos de jovens e mulheres negras. A jovem faleceu vítima de suicídio em outubro de 2017

O documentário teve apoio da Fundação Cultural de Palmas e terá com legendagem em inglês e espanhol, além de acessibilidade com legenda descritiva em libras e audiodescrição. 

Ficha Técnica
Direção e roteiro: Nival Correia
Direção de Fotografia: Celso Rezende
Som Direto: Paolo Magalhães
Produtor: Pablo Pereira
Edição: Elton Abreu
Produtora: Fábrica Produções