Para tentar provar que "Stairway To Heaven" é original, a defesa do Led Zeppelin contra uma uma acusação de plágio comparou o maior clássico da banda a "Insensatez", de Tom Jobim, segundo a revista "Rolling Stone", que acompanhou o julgamento na última sexta (17).

A menção à canção brasileira, uma das mais famosas parcerias de Tom com Vinícius de Moraes, foi feita por Lawrence Ferrara, um musicólogo e professor da Universidade de Nova York, convidado por Robert Plant e Jimmy Page para argumentar que o riff de abertura de "Stairway" é uma progressão cromática comum e usada há centenas de anos por todos os tipos de músicos.

A ação foi apresentada por Michael Skidmore, testamenteiro de Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, guitarrista e compositor do grupo, que morreu em 1997.

Em uma apresentação performática -ele tocou até piano no tribunal-, Ferrara alegou que a mesma progressão cromática que abre "Stairway" está em outras composições famosas. Foi então que executou trechos de "Insensatez", além do jazz "My Funny Valentine", de Richard Rodgers e Lorenz Hart, e de "To Catch a Shad", do grupo americano Modern Folk Quartet.

ACIDENTE
Em depoimento nesta terça (21), Plant negou ter criado "Stairway To Heaven" sob qualquer lembrança consciente de "Taurus".

Ele admitiu ter assistido a um show da Spirit em Birmingham em 1969, e afirmou que "Fresh Garbage" é a única canção da banda americana que o Led Zeppelin tocou (em shows de uma turnê de 1968).

O vocalista citou ainda um acidente de carro que sofreu ao sair do show da banda, alegando que sua falta de lembranças sobre a música pode ser parcialmente atribuída ao episódio.

Plant foi o último integrante da banda a dar seu depoimento. Como ele, o guitarrista Jimmy Page e o baixista e tecladista John Paul Jones negaram o plágio em "Stairway".

No processo, especialistas avaliaram que a canção rendeu cerca de US$ 58 milhões ao Led Zeppelin.