Discussões sobre o acesso e a preservação de filmes nacionais, por meio de políticas públicas, dão o tom da 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP). O único festival que tem como tema principal o acesso à memória, começa hoje e se estende até 2 de junho na cidade histórica mineira e presta homenagem aos diretores Luiz Rosemberg Filho e Ricardo Miranda. Haverá exibições de filmes, oficinas e seminários alinhados à proposta do festival.

De acordo com a coordenadora da mostra, Raquel Hallack, um dos objetivos é reunir representantes de arquivos e acervos audiovisuais para discutir ações emergenciais e uma política para o setor. “A CineOP quer servir como um instrumento para a construção de um plano nacional de preservação”, destacou. “Estamos falando da importância do acesso à memória e à difusão, que os arquivos sejam recuperados, catalogados e preservados”.

Também participarão dos debates especialistas de países da África, América Latina e do Caribe, além de representantes do Ministério da Cultura, que participarão da mesa Políticas Pública para o Audiovisual. Confirmaram presença o secretário de Audiovisual, Mário Borgneth, e o coordenador da Cinemateca Brasileira, Lisandro Nogueira. Ao todo, serão 21 debates. As discussões serão entremeadas por exibições de clássicos. Os destaques são os filmes dos homenageados, Luiz Rosemberg, cineasta brasileiro, de 70 anos, e Ricardo Miranda, que morreu este ano, aos 63 anos.