Teatro, arte circense, música e dança, com o intuito de aproximar o público da cultura típica do nordeste. Assim é definido o espetáculo de dança Do Repente, da Cia Lamira de Artes Cênicas, que será apresentado neste domingo, a partir das 19 horas, na Praça do Bosque, em Palmas. O espetáculo será gratuito e contará com arquibancadas para os espectadores.

Com direção geral de Carolina Galgane e direção artística de João Vicente, o espetáculo possui 35 minutos de duração. Foi elaborado em torno do universo do romanceiro popular do nordeste brasileiro, nas figuras dos artista de Rua: os poetas cantadores, coquistas, aboiadores, glosadores e cordelista, utilizando as linguagens da dança e do teatro.

Segundo Carolina, Do repente traz ao público um novo conceito em espetáculo. “Figuras típicas da região, como o calungueiro e o cordelista, ganham espaço e trazem questões humanas e regionais à reflexão. Tudo isso envolto em música e coreografias que evidenciam a corporalidade”, adianta a artista.

 

Popular

O espetáculo é formatado para teatro de rua, aproximando a distância entre o palco e o público. Ainda de acordo com Carolina, a proposta é obter mais interação com os espectadores e apresentar a arte de uma maneira mais democrática. “Queríamos levar a dança e o teatro para uma experiência de maior aproximação com o povo e, para isso, o Do Repente saiu de espaços considerados mais elitizados, como o teatro, e foi para a rua”, explica.

Montagem

Para montar “Do Repente”, a Cia pesquisou as diversas manifestações artísticas do nordeste, observando suas características para construir personagens, preparar figurinos, cenário, trilha sonora e até mesmo a movimentação corporal dos artistas em cena. Boa parte do trabalho se apropria da commedia dell’arte e faz uma convergência entre o universo urbano e globalizado da atualidade e o universo do Romanceiro Popular do Nordeste. O espetáculo faz uso de máscaras e, no movimento, das possibilidades articulares existentes na manipulação de títeres (marionetes). Um destaque especial fica para as músicas, na qual a maioria foi adquirida das mãos dos próprios artistas/cantores da cidade do Recife.

projeto Lamira na Rua - Circulação, que circula por diferentes regiões do Brasil, viabilizado através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo á Cultura, do MinC, patrocinado pelo Instituto EDP, O Boticário na Dança e Investco.

Ainda neste mês de maio, a Lamira vai circular no Tocantins pelas cidades de Lajeado (24), Miracema (27) e Tocantínia (30). Já pela turnê nacional, o grupo se apresentará em Cuiabá/ MT(7), Porto Alegre/ RS (11), Paulo Afonso/ BA (15), Maceió - AL (15) e Recife/ PE (20).

 

Assista

O quê - Do Repente

Quando - Hoje

Onde - Praça do Bosque

Horário - A partir das 19 horas

Entrada franca