Morreu aos 89 anos, o crítico literário norte-americano Harold Bloom, ele estava em um hospital em New Haven. De acordo com informações de sua esposa Jeanne Bloom para o The New York Times. A esposa confirmou que o professor estava em condições deterioradas de saúde, apesar de continuar dando aulas.

O crítico foi reconhecido após realizar uma série de livros nas listas dos mais vendidos, defendendo a construção de um cânone das letras americanas, além de estudos de nomes globais da literatura, como os de Shakespeare, Chaucer e Kafka.

A última aula ministrada por Bloom foi na quinta-feira (10), e mesmo com as críticas ele era mais celebrado dos críticos americanos.

Autor de 'A Anatomia da Influência, O Cânone Ocidental' e de outros títulos famosos. Conhecido também pelos seus estudos de como os artistas eram influenciados e por seu criticismo da cultura e teorias modernas. Ele era tido como um estilista orgulhoso e rejeitava quem o tinha como um crítico “marxista”, por conta de Groucho, e não Karl.

O professor apareceu em diversas listas de mais vendidos com trabalhos como Shakespeare: The Invention of the Human (1999), foi finalista do National Book Award e membro da American Academy of Arts and Letters./ Com AP