Há uns domingos atrás estava tirando um cochilo de fim de tarde e meu sono foi interrompido por uma gritaria que vinha da rua do meu condomínio. Era casal tendo uma briga homérica. Ele gritava: "Você é uma vagabunda! Você não vale nada! Eu vi sua calcinha na casa de...". Ela o mandava ir embora, mas ele estava muito desesperado. Chorava muito. A ofendia muito entre as lágrimas. Ela subia e descia na escadaria na tentativa de se livrar dele.

Em um momento eles subiram, na gritaria, e não desceram mais. Mas os xingamentos continuaram, e me bateu um medo dele fazer algo com ela, como vemos constantemente nos noticiários. Meu pensamento nesse momento era: "Meu Deus! Ele vai jogar ela lá de cima... Se não jogar, vai matá-la de outro jeito!". Eu estava com medo e liguei para a polícia. Eles vieram, conversaram com os dois, e os ânimos se acalmaram.

Lembro que pensei: "Nossa! Que situação péssima! Ainda bem que nunca passei por isso!"... É... nunca passei... Mas... ofender uma mulher não é só isso... Ou é? Vamos ver:

Há uns sete ou oito anos tive um namorado meio estranho. Viciadíssimo em academia, corpo perfeito, Whey Protein e blá blá blá. Um dia ele me solta a seguinte frase: "Seu corpo é bonito... mas se você malhasse, ficaria melhor!". Não lembro bem minha reação, mas logo em seguida entrei em uma academia... (Decisão que durou menos que essa relação furada).

No namoro seguinte, há uns dois anos, escutei a mesmíssima frase. Mas a explicação para eu fazer exercício não era para ficar uma panicat, mas porque eu era muito sedentária... Ok! Será mesmo?? Vindo à mente a primeira vez que ouvi isso, rejeitei a ideia de pronto, mas não fui tão energética como deveria.

Na terceira, mais recente, um carinha com quem eu saía disse a mesma maldita frase. Mas para complementar e tentar não parecer ofensivo, ele solta: "Você é linda demais! Mas se malhasse seu corpo ia ficar show!"... Engoli seco a sugestão e o encanto daquele lance que mal tinha começado morreu ali mesmo.

Depois da terceira vez recebendo a mesma sugestão, fiquei questionando se é isso mesmo que importa em uma relação... Corpos perfeitos? Isso existe? Perfeição existe?... Os homens, sem generalizar, mas generalizando, foram moldados para querer isso e só isso. Outros atributos de nada valem. Mas nem vou entrar nesse mérito...

Relacionando ao caso da vizinha xingada de todas as formas pelo namorado, não vi diferença entre essa experiência dela e as minhas. Todas as palavras nos ofenderam, nos rebaixaram, nos fizeram acreditar que não estamos nos “padrões”. Seja lá o que foi que ela fez para ter ouvido todos aqueles xingamentos, ou o que eu fiz para ouvir que preciso de academia, não importa. Mas espero que ela tenha aprendido algo com esse episódio dela, porque o meu me fez acordar de tal forma para não aceitar mais ouvir esse tipo de coisa.

Nas primeiras vezes, podemos ser omissas, nos assustar, tentar perdoar, obedecer. Mas temos que nos conscientizar que ofensas contra nós, mulheres, são inaceitáveis! Temos que cuidar umas das outras. E, principalmente, temos que cuidar de nós mesmas. E sermos felizes como somos, com o que temos, e com quem nos aceita como somos.

Eu não conheço essa minha vizinha, mas espero que ela esteja vendo essa questão com mais clareza, assim como eu estou! Temos que ter a empatia porque, se você parar para pensar e remexer no fundinho do seu baú do coração, já deve ter passado por algo parecido. E se você presenciar alguma situação de violência doméstica, por favor, não se cale. Ligue para o 180. É gratuito.