Acorda, corre para o trânsito, leva as crianças para a escola, trabalha. Corre para o trânsito, vai ao supermercado, estuda. Trabalha. Dorme, acorda, corre para o trânsito. A vida pode se assemelhar a um caótico roteiro repetitivo, que parece estar sempre cobrando a atenção para o próximo passo, às pressas, angustiada, sem ser vivida.

Males da vida moderna, a ansiedade e o estresse têm sido oponentes difíceis de combater, mas, como usual, a sabedoria oriental tem sido boa fonte de ajuda. Uma prática em especial, a ioga, voltou ganhar a atenção dos brasileiros, em uma nova onda.

Surgida há milhares de anos na Índia, a base da ioga – nome abrasileirado em feminino do sânscrito, yôga, adotado no masculino – tem ganhado adeptos com interesses além dos benefícios físicos.

Segundo a professora de ioga Lila Baraky, a qualidade de vida, começando pela respiração, é o principal benefício na prática da atividade. “Começa pela parte mais essencial, que é a respiração, chamada de prana, tornando a respiração um ato consciente, não a respiração que costumamos fazer, que enche o peito, mas uma respiração que projeta o abdomen, melhorando a capacidade respiratória em geral, aliviando stress e enfermidades causadas por uma respiração medíocre”, afirma.

A professora recomenda que para começar a prática um jeito ideal é se familiarizar com sua filosofia. “Minha recomendação são os livros do Professor Hermógenes, Autobiografia com Hatha Yoga, e Yoga para Nervosos, que são acessíveis e bastante completos”, explica Baraky que também destaca que após o conhecimento inicial o ideal é procurar um professor de confiança e fazer uma aula experimental. “Veja como se sente, se é uma atividade agradável para você”, diz.

Transformações

Entre as principais mudanças para quem pratica a ioga destacam-se as psicofísicas. “As transformações ocorrem simultaneamente no corpo, mente e espírito. As posturas, chamadas de àsanas, agem de maneira a rejuvenescer a coluna, fortalecendo a musculatura da região”, explica Baraky que lembra que essa região é uma das mais importantes para o dia a dia.

Para combater os males como stresse, ansiedade e exageros, Baraky explica que a ioga consiste no controle dos sentidos. “A mente gosta de estar no comando, e optamos pelo agradável, ao invés do bom para nós. (...) Quando aprendemos a controlar a mente, começamos a dar o comando, evitando assim, tristezas futuras causadas por um prazer momentâneo. A auto-estima é amplamente trabalhada na ioga, o que nos torna mais orgulhosos de nós mesmos e nossos avanços. Algumas posturas, como as invertidas, aliviam o stresse por promover uma alteração do fluxo sanguíneo, que está sempre concentrado nas pernas”, explica.