Quem nunca sentiu um cheiro e lembrou de alguém, algo ou até mesmo uma história? Os aromas provocam reações e sensações imediatas nas pessoas, positivas ou negativas. Isso porque o olfato é o primeiro órgão dos sentidos a se desenvolver. Pode até mesmo ser uma experiência simples. A estudante Hellen Maciel, por exemplo, sempre que sente o cheiro de um perfume conhecido lembra-se de familiares, amigos e até de ex-namorados.

“Eu reconheço cheiros de perfume muito facilmente e costumo associar perfumes às pessoas. Quando estou em um lugar e passa uma pessoa com o mesmo perfume do meu pai, tio, eu sempre me lembro deles”, conta e ri ao afirmar que o reconhecimento é somente com perfumes masculinos.

Conforme a bióloga e massoterapeuta Luciana Aguiar de Souza, uma lembrança pode ser ativada pois temos uma memória olfativa. “A percepção do olfato é individual, um aroma pode ser prazeroso para uns e desagradável para outros. Esta memória tem características tanto fisiológicas como psicológicas”.

Devido a isso, os cheiros podem ativar memórias boas e ruins, como o bem-estar e a dor. Eles então “acordam”, despertam, recordam e fazem as pessoas se voltarem para os seus próprios sentidos e sentimentos.

Importância

Luciana afirma que os cheiros chegam ao nosso organismo por diversas formas, a mais comum e simples é a absorção cutânea e inalação, e após serem absorvidos atingem o sistema circulatório produzindo respostas variadas. Eles também podem ter funções fisiológicas, psicológicas e energéticas. As respostas podem ser tanto medicinais como anti-inflamatórias, antimicrobianos, regeneração celulares, antioxidante, como emocionais que aliviam dores emocionais, stress, auxiliam em um sono reparador.

 

INCENSOS:

Mais do que um aroma, eles abrem um portal energético que facilita a conexão com o plano espiritual; descubra alguns:

7 ervas sagradas (espiritualidade): a combinação de alecrim, arruda, breu branco e outros ingredientes facilita o processo de purificação e evolução pessoal para o espiritual.

Capim Limão (intuição e calma): contribui para percepção mais leve e pacífica do mundo, favorecendo a intuição, aliviando a ansiedade e atuando como um desodorante de ambientes.

Sálvia branca (sabedoria): erva de extrema importância para rituais espirituais e medicinais, purifica a mente e o espírito, promovendo discernimento, tranquilidade e clareza mental.

Alecrim (concentração): estimula a memória, aliviando cansaço e ansiedade. Ligado à transformação, crescimento e inspiração.

Palo Santo ( limpeza de ambientes): calmante e relaxante, um poderoso meio de proteção e limpeza espiritual e energética. Purifica energias negativas e baixas vibrações.

Olíbano puro (harmonia e paz interior): facilita a introspecção, ajuda a aliviar o estresse crônico e a ansiedade, reduz dores, inflamações e aumenta a imunidade.

Cravo e canela (estímulo mental): torna o ambiente mais leve, ajudando no foco, na atenção, na memória e na fluidez das ideias.

Fonte: Vida Simples