Uma exposição fotográfica pensada na valorização da mulher após o processo da maternidade será aberta a visitação neste sábado, 1º, no 2° piso do Palmas Shopping na Capital. São 16 fotografias do Projeto "Corpo de Mãe Coração de Mulher", que ficam expostas até o dia 9 de junho.

Além das imagens, um mini documentário, com as cenas do making of da sessão fotográfica, será exibido às 10 horas no Lumière durante o evento de abertura da mostra. O momento contará com algumas das seis mães que foram modelos da mostra e contaram suas belas histórias.  

A iniciativa partiu da ideia de mostrar que a maternidade transforma a vida de uma mulher, e não só emocionalmente como fisicamente. "Após o nascimento dos filhos é difícil para nós, mães, nos enxergarmos como mulheres novamente, a feminilidade e até sensualidade são apagadas pelas marcas adquiridas e pela autoestima que muitas vezes se esvai devido às tantas transformações no corpo materno", é o que relata Jackeline Arantes, digital influencer do Apenas Mãe.

Para a mãe e digital influencer projetos que pautam essa reflexão do corpo da mulher, que também é mãe são formas de mostrar que a o coração e a alma dessa mãe continua da mesma maneira, o que tem mudanças é o seu corpo. “Ele tem uma experiência diferente, mas sua sensualidade como mulher é a mesma. Somente a marcas de uma vivência diferente. De mães que são reais”, comenta.

Pensando nisso, Jackeline criou o projeto "Corpo de Mãe Coração de Mulher", que pretende trazer a reflexão e a identificação de todas as mulheres com seus corpos reais de mães. “A ideia surgiu da minha própria vontade de fazer fotos. Olhei no espelho e vi que tinha marcas das duas gestações, mas isso não me importava, eu continuava me achando bonita do jeito que era”, relata.

A partir disso a ideia cresceu e Jackeline convidou a consultora de imagem e comportamento Patrícia Fregonesi e a fotografa Marcela Abreu, que juntas elaboraram o projeto.

“Imaginamos trabalhar com diferentes mães e apresentar toda a representatividade possível, aquelas que engordaram, aquelas que emagreceram. Foram 15 inscrições. Cada uma enviou sua foto e contou sua história, e dessas escolhemos os melhores relatos e também observamos os diferentes tipos de corpos”, conta.

“Queremos que essa exposição faça as pessoas refletirem sobre a maternidade. As mães que foram nossas modelos já nos relataram que foi um momento importante, que elas começaram a se ver de forma diferente, que refletiram e passaram a se amar mais e ver a beleza do corpo delas”, finaliza.

As fotografias são da fotógrafa Marcela Abreu e o documentário foi realizado pela Alpha Filmes.