Sal negro - Não refinado, é obtido na região central da Índia em reservas naturais. Sua composição química inclui minerais como o ferro, cloreto de sódio, cloreto de potássio e compostos de enxofre em quantidades significativas. É interessante adicioná-lo no fim do preparo porque ele tem um sabor levemente sulfurado.

Bruno Félix

Sal rosa do Himalaia - Retirado de lagoas do Nepal, é considerado um dos mais puros. A cor salmão é por causa da composição mineral de manganês e ferro, além de magnésio, potássio, selênio e zinco, que contribuem para o seu sabor diferenciado. É menos tratado e mais natural. Não acidifica o organismo como o refinado. (Foto: Weimer Carvalho)
Flor de sal - Feita com cristais retirados da camada superficial das salinas tem 10% mais sódio e é produzida na Grã-Bretanha, no Chipre e no Brasil. É utilizado na preparação e finalização de receitas sofisticadas. Sua extração artesanal faz com que contenha e concentre mais nutrientes, como ferro, zinco, iodo, potássio e cálcio.
Sal marinho defumado - Acredita-se que os vikings já defumavam sal na Dinamarca com cerejeira e zimbro. De aparência cinza revela um gosto levemente adocicado. Os sais são defumados na fumaça fria da queima dos barris de carvalho usados no envelhecimento do vinho Chardonnay. É um produto levemente picante e que surpreende em pratos simples, como sopas e grelhados. (Foto: Weimer Carvalho)
Sal marinho - É o sal de cozinha, antes de ser refinado. É obtido por evaporação da água do mar, contém iodo orgânico de fácil assimilação e em quantidades ideais, além de preservar outros minerais. Ele pode ser encontrado em formas diferentes: fino, grosso ou até mesmo em flocos. Seu consumo deve ser moderado porque ele tem uma quantidade de iodo que pode atrapalhar a produção de hormônios. (Foto: Weimer Carvalho)
Sal light - Possui menos da metade de sódio encontrado no sal de cozinha refinado, cuja composição é de 50% cloreto de sódio e 50% cloreto de potássio. O sal light deve ser utilizado na mesma quantidade que o sal comum para não perder sua vantagem de conter menos sódio. Seu sabor é mais suave e, para alguns, pode ser um pouco amargo. Pessoas com problemas renais devem evitá-lo. (Foto: Levent Konuk)
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários