A estrutura para a estreia do Projeto Sexta Cultural está concluída e pronta para receber as apresentações dos artistas tocantinenses nesta sexta-feira, 16, na área externa do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis em Palmas. O público poderá conferir uma programação recheada de música, dança, circo e artesanato partir das 18 horas. A festa tem o objetivo de resgatar e valorizar a arte tocantinense.

No primeiro dia, o Projeto contará com apresentações de Genésio Tocantins, Quésia Carvalho, Éverton dos Andes, Keila Lipe, além dos grupos Kalimba e Sombras do Hip Hop. Tambpem se apresenta o grupo circense Os Kaco. A estrutura do projeto conta com palco, som e iluminação especial e espaço destinado à gastronomia.

Estandes destinados à exposição e comercialização de artesanatos, produzidos a partir de cerâmica, palha de bananeira e talo de buriti, instrumentos de percussão e artesanato indígena estarão disponíveis para o público.

Projeto

A primeira edição do Projeto Sexta Cultural faz parte de iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e segue com seis dias de apresentações. Em 2019, ocorrerão duas edições de agosto a outubro, sempre às sextas-feiras.  

A Sexta Cultural busca abrir espaço para todos os segmentos da arte como dança, artesanato, gastronomia, exposição literária e atrações destinadas ao público infantil.  A ideia é oferecer lazer e cultura para todos os gostos e idades.  

“No projeto da sexta Cultural, buscamos incluir todas as categorias de manifestações artísticas. Nossa ideia é tornar a arte acessível à população, oportunizando mais lazer, além de ajudar a divulgar nossa arte aos visitantes de Palmas para que possam vivenciar nossas riquezas culturais”, explicou o gerente de Fomento da Cultura e Economia Criativa da Adetuc, Álvaro Junior, o projeto vem resgatar e valorizar a arte tocantinense. 

Programação - 16 de agosto
18 horas – Genésio Tocantins
19 horas – Homenagem aos Artistas
19h15 – Kalimba
20h15 – Circo Os Kaco
20h30 – Quésia Carvalho
21h30 – Sombras do Hip Hop
21h45- Érveton dos Andes
22h45 – Circo Os Kaco