Começa neste sábado, 30, e segue até a terça-feira, 2, o projeto “Imersão Cultural” que busca a troca de saberes e experiências com a quilombola Barra da Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins. Uma caravana do Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois levará a comunidade, onde atores e uma equipe técnica farão um intercâmbio com apresentações culturais do grupo e da comunidade. 

“Vai ser uma troca que a gente já sente que vai ser muito bacana, de oferecer o que a gente tem de produto cultural e receber deles toda a tradição e história local. Estamos ansiosos”, afirmou o diretor do Grupo Um Ponto Dois, Lucas Justino Vettore. Conforme o Grupo Um Ponto Dois, será apresentado o espetáculo “As Histórias que Vou Te Contar”, montado a partir das lendas das regiões amazônicas do Tocantins. Já as apresentações culturais oferecidas pela comunidade incluem música, dança, teatro e saberes populares. 

Segundo o diretor do Grupo, a comunidade Barra da Aroeira foi escolhida pelo grupo por ter forte teor cultural e tradicional, organizado principalmente pelas mulheres da região. “Infelizmente, a maioria das produções culturais profissionais não alcançam as zonas rurais e comunidades quilombolas. Então, mais do que essa troca de saberes e experiência, a nossa imersão tem contexto de democratização da arte e cultura. Neste encontro, vamos dialogar com as mulheres da comunidade e, a partir das vivências, vamos construir o roteiro da nova obra”, complementou o artista.

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc  Tocantins, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.