Com número de turistas aos Jalapão vem subindo cada vez mais nos últimos anos, mais um recorde de visitação ocorreu durante o feriado de Carnaval em 2019. Conforme dados do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) mais de 1,3 mil pessoas estiveram nas Dunas do Jalapão de 2 a 5 de março. O número é do balanço divulgado nesta segunda-feira, 11.

Conforme o órgão, ao todo 80 agências registradas estiveram no local, além de 18 grupos guiados e 106 carros particulares. O maior fluxo ocorreu no domingo, 3, quando o número de visitantes chegou a 601. Além de um grande quantitativo de visitantes de São Paulo, as Dunas receberam visitantes estrangeiros da Guiana Francesa, Inglaterra e Estados Unidos.

Esse não é o primeiro recorde divulgado pelo Naturatins. No início deste ano, o órgão informou que em 2018 as Dunas contabilizaram 32, 2 mil visitantes, 12 mil pessoas a mais que no ano anterior.

Autuações

Durante o Carnaval de 2019, o Naturatins realizou ações de educação, monitoramento e fiscalização ambiental no atrativo turístico. A fiscalização chegou a autuar oito agências por atividade sem a licença ou documentação vencida. O acesso às dunas funciona somente no horário da tarde, das 14 às 18 horas. A entrada encerra às 17h39. No período da manhã, de 6 às 12 horas, o acesso exige agendamento prévio, reservado ao registro para uso de imagem, pesquisas e aulas de campo.

Em 2017, as regras de visitação estabelecidas e acordadas em reunião com representantes do trade turístico do Tocantins  determinaram que é proibido subir ou descer o paredão principal das Dunas, entrar nos cursos d'água não autorizados, portar bebidas alcoólicas, instrumentos ou aparelhos de som, pipa, bicicleta ou bola.

Também não é permitida a entrada de animais de estimação, mesmo em companhia do responsável, exceto cães-guia. Outra proibição é com relação a alimentar ou maltratar animais silvestres na região.  Em especial no período de estiagem, é recomendado evitar o uso de fósforos e cigarros, devido ao risco de incêndios florestais.