Há três meses, uma semente de árvore típica do cerrado encontrada durante uma caminhada no fim de tarde abriu um mundo de oportunidades para a escritora Tomásia Parrião. Com essa pequena semente seca, que ela viu uma beleza que muitos ignoravam, teve a ideia de, com outros materiais tirados da natureza, fazer lindas guirlandas para enfeitar as casas nesse período de Natal.

“Trabalhei 25 anos no Estado e após ser demitida, estava em busca de algo para ter uma renda. Há três meses, quando eu comecei a fazer as guirlandas eu não tinha noção de como seria e nunca tinha trabalhado com artesanato. Quando vi aquela peça no chão achei lindo. Andei mais um pouco e vi outras sementes e pensei que tinha que fazer algo”, conta, sobre como surgiu a ideia de fazer os enfeites.

Na composição das peças, Tomásia utiliza diversas sementes, cocos e galhadas que caem nas praças de Palmas, no Parque Cesamar e nas diversas áreas verdes. A escritora encontra matéria-prima para sua arte, principalmente na frente de sua própria casa, e aproveita tudo o que encontra exercitando sua criatividade.

“Como não tem coisas muito rústicas para o Natal, somente essas decorações de plástico, pensei em fazer diferente com o coco babaçu, com cascas e outras coisas. Assim, as pessoas que viam na minha casa começaram a levar as guirlandas. Teve gente que até levou uma para outro país para dar de presente”, comemora.

Renda sustentável

Tomásia pensa além, e não vê seu trabalho apenas como algo para decorar. Sua ideia é levar o que aprendeu fazendo as guirlandas rústicas para que outras pessoas tenham a oportunidade de gerar renda para a família e, de quebra, preservar e reaproveitar o que o meio ambiente oferece. “Hoje vemos que é que o que sustenta as famílias são os micronegócios, que não precisa alugar um ponto. Me preocupo muito em ajudar as outras pessoas a aprender algo para ganharem o dinheiro delas. Quero dar cursos para ensinar isso. Acredito muito nesse trabalho, que é importante, pode gera renda e sustentabilidade ”, comenta, ressaltando que nos próximos dias pretende procurar o Sebrae para expandir sua ideia.

Tomásia conta que nos três meses em que trabalha como artesã já vendeu dez guirlandas, e já fez aproximadamente 50. Na garagem de sua casa há vários exemplares, outros enfeites criados também com os materiais encontrados na natureza.

Quem tiver interesse nas lindas peças pode entrar em contato com a artesã pelo número (63) 98426-6540.