A exposição virtual “(Im)pressões Latinas: exposição de gravuras em sítio” está aberta a visitação gratuita até 31 de agosto no site do Núcleo de Gravura do Tocantins (Nugrato), organizador da iniciativa. www.nugrato.com. A mostra reúne 41 artistas gravadores da Argentina, Brasil, México, Uruguai e Venezuela, que apresentam gravuras nos mais variados temas.

Conforme o Nugrato, essa exposição evidencia a maneira como os artistas latino-americanos estão lidando com o cotidiano pandêmico, por meio dos trabalhos artísticos em gravuras. A ideia é mostrar que a pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras e consistentes mudanças na rotina do mundo, que afeta a todos, e os cenários depressivos vividos, financeiro, mental e emocional.

 “É quase como se os artistas fossem as próprias matrizes, que ante a tantas pressões, não cedem e ao mesmo tempo multiplicam suas próprias impressões sobre a vida”, pontua Tiago Beraldi, um dos curadores da mostra e integrante do Nugrato. Essa mostra ainda surgiu como uma necessidade do núcleo de gravuras em divulgar a técnica das gravações e proporcionar um intercâmbio de técnicas com outros gravadores de países latinos.

A ideia da exposição foi desenvolvida de forma colaborativa tanto na concepção e produção quanto na organização. O Núcleo é o primeiro coletivo do Tocantins dedicado à pesquisa e prática de gravuras. Os membros do núcleo são Cláudio Montanari, Marina Boaventura, Pablo Marquinho, Tiago Beraldi e Vone Petson.