Dividida em 26 episódios, a série tocantinense de dramaturgia infanto-juvenil “O Boneco de Barro e o Rei” entrou na programação da TV Brasil nesta segunda, 25. A produção independente inédita em dois horários, de segunda a sábado às 12h45, e de segunda a sexta às 17h15.

A obra é inspirada no clássico “As Aventuras de Pinóquio”, romance do italiano Carlo Collodi, e cada episódio de classificação livre tem 13 minutos.  A série acompanha trama do artesão viúvo que molda um boneco barro e lágrimas que, nos primeiros raios do sol, ganha vida e parte em busca de respostas existenciais. 

A história traz referências baseadas no folclore e em tradições brasileiras, rica estética do teatro mambembe com a simplicidade de cenários, figurinos e maquiagem. Traços do cordel embalam a animação de abertura dos capítulos que incluem trilha sonora autoral.  A produção reuniu um elenco com cerca de 40 atores da região e 200 profissionais envolvidos no processo.

O roteiro e a direção são assinados por Nival Correia e a realização é da produtora Spatium Arte e Cultura em co-produção com MZN Filmes e Jubalina Produções, e foi desenvolvida com recursos do Prodav/TVs Públicas e apoio cultural da Prefeitura de Palmas através da Fundação Cultural de Palmas e Agência Public. 

Ficha Técnica
Produção: Spatium Arte e Cultura
Direção e roteiro: Nival Correia
Produção executiva: Emerson Rodrigues 
Direção de fotografia: Márcio Mazaron
Direção de arte: Raiza Antunes
Direção de produção: Stella Antunes
Elenco: Felipe Trindade, Juliano Gomes, Cleuda Milhomem, Bell Gama, Kaká Nogueira, Iva de Oliveira, Davi Marques, Fernanda Veloso, Lucas Justino, Piettro Lamonier, Thiago Omena, Mayumi Matuoca, Clóvis dos Santos, Igor Leandro Balbino, Kadu Oliviê, Bruno Lopes, Wesley Gomes, Júnior Foppa, Bruno Barros, Neto Ribeiro, Magna Carneiro, Magno Santos, Cícero Belém.