Com o objetivo de oferecer um passeio virtual pela música tocantinense, músicos e escritores lançam o projeto musical virtual “Operários das letras: Artistas do Canto”. O lançamento acontece nesta quarta-feira, 17, a partir de um documentário, em formato de show, de 1h10 de duração e com 13 canções.  

A iniciativa tem um participação de um grupo de mais de dez artistas, seja com composições ou interpretações das canções. Além disso, cada música, além de sua apresentação tem um espaço para os artistas falarem do processo de produção.

Participam do projeto, com interpretações de Braguinha Barroso, Genésio Tocantins, Nacha Moreto, Dorivã, Keila Lipe, Lucimar, Luana Bogo, Juraíldes da Cruz, Léo Pinheiro e J Bulhões (in memorian) e a participações dos escritores Edson Cabral, Osmar Casagrande, Orion Milhomem, Tião Pinheiro, Léo Póvoa e Fidêncio Bogo (in memorian). 

Projeto

“É um projeto inovador, um passeio pela rica, contemporânea e criativa cultura tocantinense, por meio de gêneros musicais diversos que vão do Coco ao Blues, passando pela Bossa Nova e MPB”, relata Edson Cabral, um dos criadores do projeto. Para o escritor, o projeto quer apresentar uma ideia para se produzir literatura, construir narrativas e cantar com conteúdos ricos e de bons pensamentos. 

Uma das intenções do projeto é provocar nas pessoas que gostam de literatura e música a oportunidade de retratar a vida e o cotidiano unindo as duas artes e apresentar a realidade da região e do sertão tocantinense. “Queremos provocar quem consegue enxergar personagens, narrar fatos, contos e crônicas e juntar com quem tem o dom da melodia, letras e harmonia para cantar nossa realidade”, explica. 

Além da literatura e da música, o projeto também conta com um pouco da arte das caricaturas. O artista Adrian’s traz as caricaturas dos artistas participantes do “Operários das letras: Artistas do Canto”. “Esse elemento gráfico traz um tom mais alegre”, esclarece. 

Ainda segundo Cabral, a expectativa é que o projeto tenha continuidade, que novos textos e canções sejam produzidos a partir da integração das artes e da cultura. “O projeto também faz uma homenagem ao artista completo que era J. Bulhões, cantor e compositor, e ao mestre da educação, que lutou tanto tempo por essa região, escritor Fidêncio Bogo”, finaliza. 

Online 

Essa iniciativa ainda tem o objetivo de unir os artistas nesse momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. “São várias artistas já consagrados e revelações, que estão lançando músicas gravadas pela primeira vez, em um encontro virtual que vem com essa proposta de fazer a arte, música e poesia, o romance, mais uma vez, ter um papel unir e acalentar as pessoas nesse momento que vivemos”, afirma o músico Genésio Tocantins, que participa do documentário. 

O projeto musical online em formato de documentário está disponível pelo canal “Taquaruçu Garden” no Youtube a partir das 19h30 desta quarta, quando também será transmitido simultaneamente na rádio 96 FM e Rádio Canto FM 87,9 - Web. 

Além disso, após o fim da pandemia, o projeto e suas composições serão apresentados pelos palcos das cidades do Tocantins. Antes disso, o show fica disponível no Youtube, que inclusive oferece espaço para os interessados em contribuir com doações, de qualquer valor, para a iniciativa.