Começam nesta segunda-feira, 26, as inscrições para o "Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais", que prevê a realização de oficinas em Palmas. As atividades estão previstas para os dias 8 e 22 de maio, e 5 e 19 de junho, das 13 horas às 18h30 no centro, norte, sul e em Taquaralto. Os locais onde as oficinas serão realizadas ainda serão definidos e divulgados. 

A iniciativa é do escritor, jornalista e gestor cultural Ronaldo Teixeira e foi aprovada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), via Fundação Cultural de Palmas (FCP). A inscrição pode ser realizada pelo e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo whatsapp (63) 9 9230-3182. 

Projeto

O Circuito Oficineiro capacitará artistas e produtores culturais das mais variadas áreas para formatação de seus projetos culturais dentro das coordenadas adotadas pelo Edital Promic e do ProCultura do Governo do Tocantins. Também servirá para  editais da iniciativa privada como Rumos Itaú Cultural, Vivo e Natura. A idade mínima para participar das oficinas é a partir dos 16 anos.

Para o idealizador das oficinas, essa é uma boa hora para a capacitação dos artistas com, inclusive, a prorrogação da Lei Aldir Blanc. "Vários municípios que não utilizaram os recursos dessa Lei deverão lançar novos editais, resultando numa ótima oportunidade para os nossos artistas que, como todos sabem, realmente estão passando por dificuldades devido a pandemia", explicou Teixeira.