Atualizada às 11:53

O chef de cozinha Luciano Coelho esteve neste sábado, 23, do programa É de Casa, da Rede Globo. Durante sua participação, ele ensinou uma receita especial de família, o Peixe na Telha, repassada de geração para geração. No programa, Luciano contou que sempre gostou da cozinha, mas no ano passado ao descobrir um câncer, a paixão ganhou um reforço, se tornando uma terapia. "Hoje posso dizer que estou curado e o estar sempre cozinhando, já que ficava muito em casa no tratamento, me ajudou muito", conta. 

A receita escolhida pelo tocantinense é uma herança de família, uma tradição tratada com carinho e que possui todo um ritual de preparo, conforme o chef contou no programa. A telha usada no prato de Luciano é especial já que é guardada em local especial na casa do chef. Além do prato principal, o professor ensinou uma farofa de acompanhamento com baru e banana da terra. "Ela (a farofa) casa inclusive com qualquer outro prato", contou no programa.  

Luciano gravou com o jornalista Zeca Camargo e Cissa Guimarães em Palmas e está no Rio de Janeiro onde participou ao vivo do quadro ensinando a receita. O prato familiar leva 500 gramas de filé de peixe pirarucu cortado em cubos, suco de um limão, ¼ xícara de azeite, além de sal, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto. Veja a receita completa aqui.

No prédio onde o chef mora na 706 Sul, em Palmas, vizinhos e familiares se reuniram para assistir o programa com café da manhã e almoço. 

Chefe

Luciano Coelho é pedagogo, professor e diretor da Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista. Ele é apaixonado pela educação e segunda paixão é a culinária, que aprendeu desde cedo com pai Claudionor, já falecido.

Luciano ainda ficou em segundo lugar em um festival gastronômico das escolas municipais. O chef também é palestrante motivacional e quer a partir desta nova experiência de participar do programa nacional  motivar seus alunos e professores.