Talento, profissionalismo e simpatia. São as três virtudes que sir Paul McCartney tem deixado claro por onde passa ainda que décadas após a dissolução da banda na qual atuava em parceria com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Aos 75 anos, o eterno beatle levou multidões a estádios nos últimos dez dias no Brasil e encerrou sua mais nova turnê One on One pelas terras tupiniquis na última sexta-feira, 20, em Salvador (BA). Antes disso, ele passou por Porto Alegre (13/10), São Paulo (15/10) e Belo Horizonte (17/10).

Somente na baiana Arena Fonte Nova, Paul reuniu 53 mil pessoas, entre adolescentes, jovens, adultos e idosos que acompanharam o show extasiados com a apresentação de quase três horas. Ricardo Pereira, jornalista de 60 anos, que mora no Rio de Janeiro (RJ) e foi à capital baiana, se emocionou em vários momentos. “Eu o acompanho desde que eu tinha 7 anos, é a quinta vez que eu vejo Paul McCartney no Brasil. Foi muito emocionante, a família veio toda aqui desta vez. O velhinho toca com o maior amor e a maior paixão e isso comove muita gente”, disse.

Mariana de Pinho, servidora pública de 31 anos de Salvador (BA), conta que não acompanhava os trabalhos recentes do eterno beatle, mas que assistir o espetáculo de antigos e novos sucessos a fizeram respeitar ainda mais o trabalho de McCartney. “Eu achei ele vivo, assistir ele me tornou ainda mais fã com certeza”, assegurou.

Todos os aplausos e elogios não são para menos. Iniciada com A Hard Day’s Night, ouvida pelos brasileiros atualmente em regravação pela banda Skank para a novela global Pega Pega, McCartney simplesmente deu show de carisma interagindo com o público, usando colas discretas para dizer em português gírias baianas como “Vocês são massa” e “Ave Maria”.

A apresentação foi espetacular. As interações atenciosas com o público merecem destaque, claro, mas o repertório incrível com novos e antigos sucessos embalaram a noite. Muitos dos singles ali apresentados foram dedicados a companheiras, amigos vivos e saudosos, como Jimi Hendrix em uma reprodução incrível do solo da música Purple Haze, o antigo produtor George Martin, com Love me Do, e também seus parceiros de banda já falecidos. George Harrison foi lembrado com uma emocional Something - primeiro no ukulele - “Não sei se vocês sabem, mas meu amigo George era um ótimo tocador de ukelele”, disse Paul ao iniciar a canção e, em um dos momentos mais tocantes, homenageou o grande companheiro de composições, John Lennon, com Here Today, escrita por Paul após a morte de John.

A apresentação contou ainda com as clássicas Yesterday e Blackbird, duas composições de Paul que são lembradas - e cantadas - por toda a multidão em qualquer lugar do globo. Ao tocar a segunda, Paul lembrou, em português, que a música fala sobre direitos humanos, arrancando mais aplausos da plateia.

Auge do show

Os fãs enlouqueceram na Arena Fonte Nova, em Salvador, com antigos sucessos, como In Spite of All The Danger, primeiro sucesso da então The Quarrymen - primeiro nome da banda que viria a ser o maior fenômeno da música mundial-, também vários sucessos da The Wings - banda de Paul após o término dos Beatles -, além de novos hits como FourFive Seconds, ainda que sem Rihanna e Kanye West. O clássico Hey, Jude! foi cantado em meio a um céu estrelado por telas de smartphones ligados e cartazes do refrão entoado em massa. Já Live and Let Die, acompanhando de um show de imagens nos telões sincronizadas à pirotecnia, foi outro show à parte. Agora McCartney segue para o México onde se apresenta no dia 28, acompanhado de uma excelente - e que merece destaque - banda formada por Abe Laboriel Jr. (bateria e vocal), Brian Ray (guitarra, baixo e vocal), Wix Wickens (teclado e vocal) e Rusty Anderson (guitarra e vocal), parceiros do beatle há mais de 15 anos e demonstram no palco grande sintonia e carisma com o líder. Em seguida, eles seguem para Austrália e Nova Zelândia.

 

O público da Arena cantando e dançando com as músicas que você respeita. #ArenaFonteNova #PaulMcCartney #OneOnOne #Salvador #Bahia

Uma publicação compartilhada por Itaipava Fonte Nova (@itaipavafontenova) em