O descarte irregular de máscaras em meio à pandemia pode elevar o risco de disseminação da Covid-19, se tornar um problema ambiental ou ainda representar risco a animais. O cachorro Kobe é prova disso. Ele devorou uma durante um passeio e foi parar no hospital.

O tutor, preocupado com possíveis danos no trato gastro-intestinal do pet, procurou atendimento veterinário emergencial.

Segundo o Small Animal Hospital, da Universidade de Glasgow (Reino Unido), um raio-X comprovou que a proteção tinha um fio nasal, o que poderia elevar o risco de complicações. No entanto, a equipe avaliou que o objeto era pequeno e optou por induzir o vômito e forçar o animal a expelir a máscara.

“Você pode ver pela expressão triste de Kobe que essa não foi uma experiência divertida, mas, felizmente, não houve danos graves no caso dele”, escreveu a unidade ao compartilhar a imagem do cachorro, no dia 5 deste mês.

Para o hospital, o caso serve para alertar sobre a importância da destinação correta do lixo e para lembrar que a destinação incorreta de resíduos não é prejudicial apenas ao ambiente, mas representa perigo aos animais.

Cães são curiosos, gostam de brincar com uma novidade e logo levam objetos à boca. Muitos já precisaram passar por procedimentos para retirada de moedas, elásticos, bolas e até chupetas. Por isso, na rua ou dentro de casa é preciso ficar atento e não deixar ao alcance do pet objetos que possam fazer mal a ele.