A Romaria do Senhor do Bonfim que acontece até o próximo dia 17 no povoado Bonfim, a 23 km de Natividade, está equipada com forças de segurança presentes para acompanhar o evento religioso. O local conta com uma unidade móvel com serviços de uma Delegacia de Polícia Civil comum, unidade operacional e técnica do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. 

Até este sábado, 10, o local tinha registrado apenas um caso de foco de queimada acidental por problemas na fiação elétrica na barraca de um dos comerciantes. Os bombeiros contiveram o incêndio rapidamente. A equipe da corporação possui 12 bombeiros que atuam tanto no combate ao incêndio em áreas urbanas e rurais, quanto no salvamento e análise de estruturas. 

A Polícia Militar confirmou ao Jornal do Tocantins que não registrou nenhuma ocorrência na região até o último sábado. O povoado Bonfim está com pelo menos 150 policiais militares que atuam no auxílio a segurança do evento religioso.

 Já a Polícia Civil registrou um caso de violência doméstica e tentativa de estupro na Romaria do Bonfim. Uma mulher acabou agredida por seu companheiro na última sexta-feira, 9. Ele ainda, após agredi-la, tentou estuprá-la. O Jornal do Tocantins noticiou o caso.

Segundo o delegado Clézio Cândido, a Romaria do Bonfim conta com estrutura de uma delegacia comum, composta por agentes de polícia, delegados e escrivães. No local as pessoas conseguem fazer boletins de ocorrência como se estivesse em um destacamento policial da cidade. 

Prefeitura de Natividade

Segundo a prefeita de Natividade, Martinha Rodrigues Neto (DEM), para auxiliar a realização da Romaria do Bonfim, a prefeitura mantém um posto de saúde que funciona em regime de plantão com médico (a), enfermeiro (a) e técnico em enfermagem durante a Romaria. Há o apoio também com a iluminação pública e limpeza. 

A prefeita não soube mensurar o valor do retorno financeiro para a região de Natividade a partir do evento religioso. A romaria conta com restaurantes, casas de shows, lojas de roupas, calçados, acessórios, souvenires, artigos religiosos, dentre outros. “O evento representa a fé do povo, recebemos pessoas de todas as partes do mundo. O Senhor do Bonfim consegue mover a fé das pessoas”, destaca.

Os índices de crimes, acidentes e queimadas são muito pequenos, segundo a prefeita. “São poucas pessoas que precisam de atendimento”, diz.