Para uns, sucesso é ter altas cifras no banco. E campeão é quem sobe ao pódio. Para outros, vencer é outra coisa. Ou outro caminho. Este é o assunto central do filme A Grande Vitória, que chega hoje aos cinemas.

A produção é a estreia tanto de Caio Castro (ator de novelas da Globo) quanto do diretor Stefano Capuzzi Lapietra no gênero. “Para o elenco, procuramos pessoas que dessem personalidade aos personagens e conseguimos”, diz Stefano.

Baseado no livro Aprendiz de Samurai, o longa traz a história real do menino Max Trombini, hoje técnico e campeão de jiu-jítsu e judô. Contar mais seria estragar o filme para quem não conhece a história.

Vivido na infância por Felipe Falanga e, depois, por Castro, Max foi abandonado pelo pai (Domingos Montagner), que tem um parque de diversões, apesar de estar longe de ser um cara divertido. Quem assume a figura paterna na vida do garoto é a mãe (Suzana Pires) e o avô (Moacyr Franco), que lhe ensinam a importância de acreditar nos seus sonhos.

Acostumado a exteriorizar sua carência em forma de agressividade, Max aprende no judô disciplina, responsabilidade e a diferença entre rival e adversário. No caminho, ele conhece Alice (Sabrina Sato), por quem se apaixona. E decide lutar por seu destino.

Convivência

Para estrelar A Grande Vitória, Caio Castro morou durante dois meses com o judoca Max Trombini, atleta que tem a sua história contada no filme.

“Ou eu interpretava um judoca ou eu vivia a vida de um campeão. Eu era judoca desde os sete anos e não usei preparador técnico para o filme, usei o Max. Fui uma ferramenta nas mãos dele. Onde ele ia, eu ia também. Queria ser uma cópia dele”, conta Castro.

Sua performance foi aprovada por Trombini, que ficou orgulhoso com a interpretação: “Eu me emocionei ao ver minha história no cinema. Não quis ser piegas. Abro a minha vida porque muitos podem se identificar, como meninos da periferia que sonham com um lugar ao sol”.

Assista

O quê - A Grande Vitória

Direção - Stefano Capuzzi

Elenco - Caio Castro, Domingos Montagner, Ênio Gonçalves, Moacyr Franco, Rosi Campos, Sabrina Sato, Tato Gabus Mendes Onde - No Cinemark às 13h40, 16h10, 18h40 e 21hs

Classificação - 12 anos