Magazine

Aula de cozinha

Com ingredientes locais, chefs ensinam ao público do Festival Gastronômico receitas de dar água na boca

Emerson Silva
"É a primeira vez que apresento um prato. Achei super bacana a iniciativa. É uma forma de divulgar nosso trabalho e as receitas com alimentos típicos do Estado". Chef regional Eduardo Zonta

“Adoro aprender coisas novas na cozinha e novas receitas”, disse a comerciante Rita de Cassia Carvalho empolgada em assistir de perto a preparação de um prato à base de peixe pelas mãos de um chef de cozinha. A comerciante era um dos espectadores de olhos atentos e celulares posicionados para gravar os detalhes das Cozinhas Show durante a 11º do Festival Gastronômico de Taquaruçu.

“É uma verdadeira aula na verdade. A ideia é apresentar e incentivar o uso de produtos regionais na culinária. Mostrar que podem ser feitas receitas muito boas com matérias da nossa terra”, explica a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel/TO), a empresária Ana Paula Setti.

Para Ana Paula, a iniciativa desta culinária em forma de show dentro de um grande festival de gastronomia faz com que as pessoas se interessem ainda mais. “Acredito que anualmente a Cozinha Show vem se transformando. Cada vez com uma gastronomia mais moderna e arrojada, mas sempre trazendo receitas de interesse do público com o gostinho tocantinense”, comenta.

Preparação

“Os chefs, nacionais e locais apresentam a receita escolhida e o modo de preparo. O famoso como fazer”, explica Ana Paula. Além disso, durante a preparação, os cozinheiros dão sugestões sobre produtos e materiais utilizados para a preparação.

“Após a apresentação do prato, que dura cerca de uma hora, há sempre uma degustação para o público que acompanhou a preparação”, coloca a diretora de Promoção e Eventos da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Renata Oliveira. Conforme Renata, a escolha dos chefs para essa edição da Cozinha Show foi criteriosa e buscou aliar o regional com o famoso. “Escolhemos chefes regionais e também nomes nacionais que têm aquele ‘expertise’ culinário”, afirma.

Os nomes escolhidos da culinária local foram os chefs Kananda Gomes e Eduardo Zonta. Já os chefes de renome nacional do Festival são Dalton Rangel e Carlos Bertolazzi. De artistas famosos, a Cozinha Show recebeu os ensinamentos culinários de Giselle Itié no primeiro dia, Rafael Cardoso no segundo e Joaquim Lopes no próximo domingo.

Estrutura

Essa é a primeira edição em que a Cozinha Show é realizada bem pertinho das barracas. Desde 2014, o evento acontecia na Praça Maracaípe, nesta edição ele foi transferido para a Praça Vereador Tarcísio Machado, onde fica circuito das barracas competidoras.

Com o novo espaço a diretora de Promoção e Eventos Renata explicou que ficou muito mais fácil os presentes assistirem a preparação dos pratos. “Visualizamos que nas edições anteriores, ela estava muito distante do público, que ficava dividido entre o circuito e a cozinha. Agora o espaço é maior e o público tem tudo pertinho”, explica.

Tiago Iorc se apresenta hoje

A programação de hoje à noite no 11º Festival Gastronômico de Taquaruçu contará com o chef Dalton Rangel na Cozinha Show, a partir das 19 horas, e com o show regional de Paulinho Braga e Banda, a partir das 21 horas, e com a atração nacional Tiago Iorc, a partir das 23 horas. O cantor Tiago Iorc é uma das revelações nacionais nos últimos anos no gênero pop. Além de cantor, Iorc também é produtor e entre suas produções está o duo tocantinense Anavitória. Atualmente o cantor divulgou que fará seis shows pelo Brasil junto com o cantor Milton Nascimento entre os meses de novembro e dezembro. Os dois gravaram a canção inédita Mais bonito não há, que será lançada em outubro. A música é uma composição dos dois e tem produção de Iorc. O brasiliense Iorc, de 31 anos, começou sua carreira em 2003, mas chamou mais atenção no ano passado. Suas músicas mais conhecidas são Coisa linda e Amei te ver.

11º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Data: hoje e amanhã, a partir das 17 horas

Local: Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca

Entrada gratuita

Preço dos pratos: de R$ 7 a R$12

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Hoje: Paulinho Braga e Banda, às 21h e Tiago Iorc, às 23h

Amanhã: Festival Kids, às 18h e Anavitória, às 21h

PROGRAMAÇÃO COZINHA SHOW

Hoje: Chef Dalton Rangel

Rafael Kent/Divulgação
Thiago Iorc canta na noite de hoje no palco principal do Festival
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ