Fisicamente diferentes, mas com vozes encantadoramente semelhantes. Duas meninas da cidade de Araguaína, Norte do Estado a 368 km da Capital, estão conquistando fãs pela internet com suas músicas macias e composições simples e profundas. Ana Clara Caetano, de 20 anos, e Vitória Falcão, de 19 anos, formam hoje o duo Anavitória, denominado por elas como um estilo pop rural. “Abraçamos (o pop rural) por entender que casa com o nosso som. É uma mistura da música pop com influência da nossa raiz”, afirma Ana.

Elas se conhecem desde a infância, onde foram apresentadas por uma amiga em comum. O gosto pela música só aproximou ainda mais as amigas. Desde 2012, Ana, que compõe a maioria das músicas, já possuía um canal no Youtube onde publicava seus vídeos cantando canções próprias e alguns covers. A cantora explica que sua inspiração para as letras vem da vivência. “É a maneira que encontrei de me expressar e ao mesmo tempo trocar experiências com o outro.”

Um dia Ana convidou Vitória para gravar uma canção com voz e violão para o canal. A música foi Um dia após o outro, de Tiago Iorc. Vitória, que é fã do cantor, enviou o vídeo para o ele assistir. Resultado: Iorc adorou a versão das meninas e entrou em contato com a dupla para lança-las no selo Forasteiro, projeto que apoia artistas independentes.

Em 2015, o duo Anavitória lançou o seu primeiro EP, com quatro músicas, sendo duas autorais, Singular e Chamego Meu. No canal do Youtube delas estão disponíveis outras canções, como Nós e Cor de Marte. Alguns vídeos já chegaram a mais de 1 milhão de visualizações. Além disso, participam de gravação no canal Show Livre e iniciaram uma campanha de financiamento coletivo na internet para custear a gravação do primeiro disco. Mais de 360 pessoas já ajudaram com mais de R$ 33 mil até o momento. Uma das redes sociais do duo, Anavitória passam de 200.000 seguidores e para 2016 prometem mais sucesso! Confira uma entrevista exclusiva com as meninas para o Jornal do Tocantins.


Como começou a relação de vocês com a música?

Anavitória - Já éramos apaixonadas por ela antes de nos tornamos tão próximas e, por isso ela foi elo da nossa ligação. Começou quando cantamos juntas uma vez e depois não parou mais.

 

Quando começaram a compor e cantar juntas?

Ana Caetano - Eu chamei a Vi pra gravar um cover pro meu canal do YouTube em 2013 e aconteceu assim! Nosso projeto existiu um tempo depois e as músicas são de minha autoria.

 

Como surgem as inspirações para as composições?

Ana Caetano - A inspiração é vivência. Eu sempre brinco que as músicas são meu diário compartilhado… É a maneira que encontrei de me expressar e ao mesmo tempo trocar experiências com o outro.

 

Quais as principais referências musicais para vocês?

Anavitória - Todo tipo de som é influência! Escutamos de tudo. Se faz sentido pra alguém, se alguém se identifica, é isso que importa.

 

O que vocês destacariam de mais importantes na personalidade uma da outra que contribui para a carreira do duo?

Anavitória - Talvez o quão opostas somos. Dois extremos, tanto fisicamente quanto na forma de pensar, nossas vozes e outras tantas coisas, isso, de alguma forma, nos completa.

 

Por que resolveram se denominar pop rural? De onde vem essa referência?

Anavitória - Ela nos foi presenteada. Nos propuseram e abraçamos por entender que casa com o nosso som, uma mistura da música pop com influência da nossa raiz.

 

Como foi realizar a produção musical do EP?

Anavitória - Foi um sonho. A primeira vez que entramos num estúdio. Felipe, Tiago e Jeff estavam sempre do nosso ladinho, e fizemos tudo junto. Foi lindo! Pareceu que estava todo mundo em sintonia, daí o EP nasceu.

 

Como surgiu o convite para a apresentação no Show Livre e como vocês se sentiram participando?

Anavitória - Já acompanhávamos o canal, então fazer parte daquilo foi muito bonito!

 

Quantas composições vocês já possuem juntas?

Anavitória - Juntas, por enquanto, temos cinco músicas que todo mundo já ouviu, mas loguinho vem nosso disco e tá lindão!

 

Por que vocês resolveram sair do Tocantins para investir na carreira?

Ana Caetano - Na verdade, eu já morava fora há dois anos! Quando surgiu a oportunidade de levar a sério a coisa que eu mais amava fazer, nem pensei duas vezes e fui atrás disso. Já a Vi foi pelo teatro e acabou acontecendo tudo junto.

 

O que vocês esperam para 2016?

Anavitória - 2016 vai ser um ano muito diferente, vamos lançar nosso primeiro disco e só tem ansiedade por aqui. Esperamos que as pessoas continuem se identificando com nosso som e fazendo parte dessa lindeza!

 

Como lidam com o sucesso na web?

Anavitória - Não lidamos (risos). É tudo muito novo, nem paramos pra pensar no tamanho disso, mas a sensação de poder transmitir e receber tanto carinho é maravilhosa!

 

Em uma época de boom da internet, por que vocês resolveram fazer um disco?

Anavitória - Desde pequenas parávamos para ouvir discos com nossa família. Música sempre foi algo grande para gente, a arte toda, admiramos a composição dum disco como obra. O sentido de querer fazer música é justamente esse poder dividir com o outro.

 

A campanha de financiamento do disco acaba em fevereiro. O que vocês imaginam para esse disco? Qual a identidade que vocês querem dar a ele?

Anavitória - A gente tem muita coisa em mente, conversamos quase todos os dias sobre isso. É o melhor frio na barriga do mundo. No mais, a gente só espera que tenha alma, verdade e muito carinho de todo mundo que está envolvido no projeto.

Colabore

O quê: financiamento coletivo do primeiro disco de Anavitória

Onde: no link www.catarse.me/pt/discoanavitoria#about

Quando: até o dia 16 de fevereiro

Como: é possível contribuir a partir de R$ 28,00. A forma de contribuição é em sistema de recompensas, sua contribuição retorna em formato de presentes, como CDs, Nomes no agradecimento e ingressos para pré-lançamento do disco.