O escritor e dramaturgo escocês J.M. Barrie publicou o romance de aventura Peter Pan em 1911, mas o personagem já havia aparecido numa peça de 1904, O Menino que Não Queria Crescer, um sucesso dos palcos londrinos, e no livro O Pequeno Pássaro Branco, de 1902. A morte de um dos irmãos de Barrie ainda na infância e os filhos de um casal amigo estão entre as principais inspirações para as histórias protagonizadas por Peter Pan, Sininho, Wendy, João e Miguel. A partir dos anos 50, o que já era um clássico da literatura infanto-juvenil e também dos palcos – muitas vezes o protagonista era interpretado por mulheres–, ganha outra dimensão com várias adaptações, desde as notadamente infantis como a Disney na década de 50, até as versões de viés psicológico, como a dirigida por Spielberg nos anos 90.

 

Peter Pan (1924)

Em 1924, a atriz Betty Bronson interpretou Peter Pan na primeira versão para o cinema. Conhecida no cinema mudo, a atriz tinha 17 anos na época e foi escolhida pelo próprio autor J.M. Barrie.

Peter Pan (1953)

O desenho animado produzido pela Disney, apesar de manter a essência das histórias de Barrie, não utiliza seus diálogos. O que se destaca, além da excelência técnica da produção, é o perfil mais moralista da adaptação, voltada mesmo para o público infantil. O filme foi um grande sucesso da Disney e até hoje é uma das maiores referências do personagem. O estúdio do Mickey voltaria diversas vezes ao universo criado por Barrie.

 

Hook (1991)

O midas Steven Spielberg tentou unir a fantasia e a aventura da história original com as teorias e repercussões acerca do personagem criado por Barrie. No longa Hook – A Volta do Capitão Gancho, Robin Williams interpreta Peter Pan já adulto, como um pai de família e homem de negócios que abandonou a Terra do Nunca. No entanto ele é obrigado a voltar quando o Capitão Gancho, vivido por Dustin Hoffman, sequestra seus filhos. A crítica considerou que a adaptação de Spielberg ficou aquém de sua pretensão, mas o filme teve grande sucesso de público.

De Volta à Terra do Nunca (2002)

A Disney volta à Terra do Nunca nesta animação, mas desta vez quem vai para o mundo das fadas e piratas é Jane, filha de Wendy. A garota, que não acredita em Peter Pan, é raptada pelo Capitão Gancho. O longa não teve a mesma repercussão do filme dos anos 50.

 

Peter Pan (2003)

O jovem Jeremy Sumpter defendeu muito bem o menino travesso e corajoso, mas o filme de P.J.Hogan (de O Casamento do Meu Melhor Amigo), apesar de divertido, não vai muito além do previsível e não foi muito bem nas bilheterias. Os efeitos especiais consumiram boa parte dos US$ 100 milhões do orçamento gigantesco do longa-metragem, mas a arrecadação foi pouco acima dos custos.

 

Em Busca da Terra do Nunca (2004)

Na verdade o filme é um drama adulto e delicado sobre a criação de Peter Pan pelo escritor J.M. Barrie, que é vivido por Johnny Depp, no começo do século passado. Marc Foster, do drama A Última Ceia, narra no longa o envolvimento do escocês com a viúva Sylvia Llewelyn Davies, papel de Kate Winslet, e seus quatro filhos.