O cantor sertanejo Gusttavo Lima anunciou na quarta-feira (15), em seu perfil no Twitter, que não fará mais lives (apresentações na internet). "Não farei Live pra ser censurado", escreveu ele.

A decisão aconteceu após a polêmica de sua última live no YouTube, onde ele foi criticado por ingerir grande quantidade de bebida alcoólica. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu representação ética contra o artista.

O marido de Andressa Suita informou que esses "shows" arrecadam alimentos e outros produtos que ajudam pessoas necessitadas, como o último que arrecadou toneladas de alimentos para famílias carentes de Aparecida de Goiânia.

O Conar, órgão que regulariza as propagandas no Brasil, entendeu que o sertanejo abusou das bebidas durante as transmissões e ainda não teria informado a faixa etária mínima para assistir a live.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Muita gente me perguntando sobre a doação para as pessoas do antigo lixão de Aparecida de Goiânia/GO!!! Eu soube por alto dessa situação e me coloquei à disposição pra ajudar... Agora já com informações concretas, soube que já existe um projeto, criado pela Prefeitura! Porém, há mais de 700 famílias que estão em situação crítica, vivendo em condições desumanas ao lado do complexo prisional em Aparecida de Goiânia. Minha doação será a essas mais de 700 famílias em situação crítica... Nos próximos dias, carretas e carretas de alimento estarão chegando para essas pessoas! Os artistas estão procurando uma forma de interagir com os fãs e com o público em quarentena por meio das lives. Estamos prestando um grande serviço social, além de shows ao vivo, estamos arrecadando e fazendo doações para entidades e pessoas carentes que neste momento passam por extrema necessidade... Estamos dividindo nossa intimidade, mostrando ao público como é nossa vida fora dos palcos, compartilhando momentos únicos! Àqueles que só criticam e não ajudam em NADA, vai um conselho: não precisam ajudar, mas não atrapalhem quem está procurando ajudar nossos irmãos necessitados.

Uma publicação compartilhada por 🏛 Gusttavo Lima 🏛 (@gusttavolima) em

Defesas
O cantor e a Ambev, que é a marca das bebidas consumidas nos vídeos, têm 20 dias para se manifestar. Em nota, o Conar disse que as lives devem seguir os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento.

“A direção do Conar, ao acolher a denúncia dos consumidores, destacou o formato inovador da comunicação publicitária para o momento vivido pelo país, mas considerou que ela deve ser conciliada com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidados para que não seja difundida ao crianças e adolescentes”, diz a nota.

A Ambev disse que, quando patrocina os artistas, envia um guia com as regras do Conar, mas reconheceu que algumas orientações não foram seguidas e, por isso, irá reforça-las.

A assessoria de Gusttavo Lima disse que o departamento jurídico está acompanhando o caso e irá se manifestar junto ao órgão dentro do prazo legal. Leia a nota:

Sobre a veiculação de que o cantor Gusttavo Lima está sendo processado pelo CONAR, a assessoria informa que o departamento jurídico já está acompanhando o caso, tratando-se, portanto, de uma citação de processo administrativo (representação ética – confidencial) em trâmite perante CONAR e não se trata de processo judicial.

A citação é para prestar esclarecimentos sobre as lives realizadas pelo artista.

Sendo assim, os esclarecimentos necessários serão prestados conforme determinado na referida citação.

Em razão da confidencialidade, citada na intimação do CONAR, o escritório BALADA EVENTOS não comentará o caso e manifestará perante o órgão no prazo legal.