Canções que fazem parte da memória afetiva de vários brasileiros, como Com Mais de 30 e Como Dois e Dois, integram o disco Pra que Não Quebre, da cantora goiana Andreya Vieira. O trabalho, lançado nas plataformas digitais no início do ano, concorre ao Grammy Latino na categoria melhor álbum pop contemporâneo de língua portuguesa, ao lado de sucessos como Não Para Não, de Pabllo Vittar, o visual Kisses, de Anitta, e Tudo É Um, de Zélia Duncan.

Andreya convive com uma mistura de ansiedade, nervosismo e felicidade até o final do mês, quando a academia internacional da música latino-americana, que preside o Grammy, divulgar o nome dos finalistas que estarão na disputa durante a cerimônia solene, no dia 14 de novembro. Goianiense de 37 anos, a cantora vive atualmente em Miami, nos Estados Unidos, com o marido e a filha, de 4 anos.

Típica goiana que abraça as possibilidades que a música lhe propõe, Andreya é daquelas que escuta de tudo um pouco. Não é à toa que o seu disco tem canções de Caetano Veloso, Marcos Valle, Roberto Carlos e Dom & Ravel, em versões revisitadas com estilo próprio. “A música para mim é o que me dá sentido, que me inspira a acordar todos os dias. Sempre fui apaixonada em cantar, desde criança. Adoro cultura e gente. É o que me dá inspiração para fazer show”, conta.

Na Flórida, Andreya trabalha como cantora e dubladora há quase três anos, quando se mudou do País com o marido. “Estava morando em São Paulo. Passei por dois assaltos e alguns episódios infelizes em Goiânia. Foi uma decisão em consenso entre eu e meu marido”, revela. Por lá, a cantora apresenta ritmos brasileiros, como bossa nova e samba, com uma roupagem americanizada. “Dá para fazer uma mistura interessante, já que um som completa o outro.”

Antes de chegar a Miami, a goiana trabalhou durante anos como cantora de barzinhos e pubs em Goiânia, apadrinhada pelo músico Fernando Perillo. Foi por meio do encontro que Andreya esteve em palcos de festivais como do Canto da Primavera, em Pirenópolis, e na programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Nessa época, a artista começou a compor suas canções autorais, combustíveis adicionais para que ela fosse parar em São Paulo.

Em 2010, Andreya esteve à frente da banda do Domingão do Faustão, da Rede Globo. Durante anos, a cantora precisou se dividir entre o estúdio global na Vila Olímpia, na capital paulista, e no Projac (hoje Estúdios Globo), no Rio. “Foi um enorme aprendizado. Conquistei também vários contatos que fizeram com que eu repensasse minha relação com a música. Sou eternamente grata”, diz.

Andreya recebeu a notícia de que está entre os indicados ao Grammy Latino por intermédio do produtor musical Celso Rangel. “Fiquei chocada no início. Ainda estou sem acreditar, mas extremamente feliz”, conta. Pra que Não Quebre, disponível nas plataformas digitais, teve produção dos músicos paulistas Hugo Hori e Adriano Magu, e durou 40 dias entre o processo de gravação no estúdio e a mixagem. “Há releituras de canções pelas quais sou apaixonada. Há ainda uma música inédita, Febre, presente do Zeca Baleiro pra mim”, diz.