A primeira etapa do concurso da Antologia Tocantina 2021 – José Gomes Sobrinho recebeu 600 poemas, com 417 habilitados do total de 129 inscrições. Essa proposta do gestor cultural Ronaldo Teixeira selecionará os melhores textos que comporão o livro-antologia, além de premiar os cinco primeiros colocados que receberão o montante de R$ 7.500,00.

A previsão é de que os vencedores e os poemas selecionados para o livro deverão ser anunciados no final de agosto ou na primeira semana de setembro. A  premiação e lançamento da obra literária deve ser realizada em outubro em Palmas. 

"Tivemos 129 inscritos, sendo que 104 estão habilitados, ou seja, cumpriram com o regulamento que era simples e de fácil entendimento, e um total de 417 poemas serão submetidos à comissão julgadora agora em agosto para, daí, sabermos os vencedores da premiação em dinheiro – os cinco primeiro colocados – e os textos que comporão a antologia”, disse o organizador.

Municípios

Palmas foi o município com mais números de inscritos, sendo 61. Também houve inscritos de  Araguaína, Porto Nacional, Gurupi,  Paraíso do Tocantins,  Araguatins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Lajeado do Tocantins, Cristalândia, Talismã, Augustinópolis, Cariri do Tocantins, Filadélfia, Divinópolis do Tocantins, Arraias, Guaraí, Pequizeiro, Colmeia, Jaú do Tocantins, Taguatinga, Tocantínia e Xambioá. Ainda de acordo com o realizador, teve inscrição de outros estados, como São Paulo, Amazonas, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Sergipe, Goiás, Rio de Janeiro e do Pará, e até do exterior. 

“Por um lapso no questionário do Google, por alguns dias, o texto do pequeno regulamento não ficou acessível. Assim, tivemos inscrições de Luanda e de estados brasileiros. Infelizmente – e agradeço esses participantes e conto também com a compreensão deles – tivemos que inabilitá-los, já que o concurso é resultante do Edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins, ou seja, o dinheiro aplicado no Projeto deve ser pulverizado no próprio estado de origem da ação”.