Primeiro foi a morena Kim Kardashian, estrela do reality show Keeping Up With The Kardashians, que surpreendeu meio mundo ao surgir completamente loira em uma foto no Instagram. Outras famosas logo seguiram o caminho aberto e o tom loiro platinado, também conhecido como loiro frio ou ice blond, voltou a fazer a cabeça de mulheres em todo mundo. Hoje é um dos tons mais cobiçados e copiados nos salões.

No Brasil, atrizes como Grazi Massafera, Sophia Abrahão e Flávia Alessandra não pensaram duas vezes antes de tingir os fios num tom loiro quase branco. Flávia, aliás, que vive a vilã Sandra, da novela Êta Mundo Bom! - que termina hoje, tem o segundo visual mais desejado pelos telespectadores da Globo. “Estou me sentindo poderosa com esse lourão. Definitivamente cheguei à conclusão que minha alma é loura. Nasci assim e esse tom combina com a minha pele”, disse a atriz.

Um loiro tão claro quanto o platinado exige retoques a cada 15 dias, principalmente nas que têm castanho ou preto como seus tons naturais.

O sol quente e clima seco tocantinense demandam cuidados específicos para quem decidir adotar o look platinado e, de acordo com o tricoterapeuta especialista em blondes Peres Watson, é necessário hidratar os cabelos com produtos a base de aminoácidos e lipídios, minerais ou vegetais, “além da manutenção da cor a cada 15 dias, home care ou em um salão de beleza”, explicou o profissional.

As várias modalidades de platinado existentes hoje em dia permitem que todas as mulheres possam adotar o loiro, “desde que seja de forma harmônica e combine com a tonalidade de pele”, orientou o especialista. “Em uma morena, por exemplo, eu trabalharia com poucas mechas na raiz e pontas mais iluminadas”, ilustrou, ao afirmar que o que define se uma mulher vai ficar loira hoje em dia é a qualidade com que os cabelos chegam até o salão e não sua etnia. “E mesmo que não seja possível no momento, fazemos tratamentos com produtos que desenvolvem a força na fibra dos cabelos.”

A arquiteta Thays Tavares de 25 anos, naturalmente morena, adotou o loiro durante o ensino médio. “Quando entrei na faculdade tive que parar com a coloração, uma vez que demanda atenção e cuidados que a vida acadêmica não permitia”, brincou. “Antes mesmo da formatura eu já estava loira de novo”, disse, ao revelar que a maioria das mulheres busca ficar loira para ir a grandes eventos. A informação foi sustentada por Peres: “Recebo clientes que nunca descoloriram, mas exigem ficar loiras antes do próprio casamento.” (Colaborou Renato Queiroz)

 

Fábrica de loiras
Confira alguns cuidados antes de adotar o visual loiro platinado

  • Ajuda profissional - Apesar de ser possível pintar o cabelo em casa, o ideal é procurar um bom profissional. O risco de que o cabelo fique manchado ou desigual é grande.
  • Saúde dos fios -Fios com alisamentos ou outros procedimentos químicos podem acabar mais fragilizados, por isso, requer maior cuidado na hora da coloração.
  • Longe da chapinha - Antes de pintar, fique longe do secador, da chapinha e de outros aparelhos que modelam o cabelo. A dica é deixá-lo em seu estado mais natural possível.
  • Cabeça de artista - Se a ideia é ficar com o tom parecido com o de uma celebridade, leve ao salão a foto dela. O profissional saberá dizer se é possível ou não atingir aquele tom de loiro.
  • Hidrate, hidrate, hidrate - Hidratação é o principal cuidado após o uso do descolorante que por melhor que seja agride um pouco os fios.
  • Tente de novo - Se você quer mudar radicalmente a cor de seu cabelo, provavelmente vai demorar mais do que uma sessão para chegar à cor desejada.
  • Manutenção - Converse com seu cabeleireiro sobre o ritual de manutenção do seu loiro. O esforço precisa valer a pena.