Mais uma edição da Aldeia Jiquitaia chega recheada de arte e cultura com espetáculo teatral, circo, dança, cinema, shows musicais e performances, além de capacitações em diferentes áreas. A 12ª edição da Mostra Cultural do Sesc Tocantins acontece desta segunda-feira, 9, até o sábado, 14, em Palmas.

Entre a programação musical da Aldeia Jiquitaia 2019 estão os grupos 3 Matutos e 1 Arigó, Projeto Veredas,  Café Blues Band, Instrumentaris, Babaçu Jazz, Orquestra Viva Música, Trio Graciosa, e o show “AmazoniaCantoria”, com Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz, Lucimar, Braguinha Barroso e Dorivã. Além da cantora Larissa Luz e do DJ Dellanoche. 

Já no teatro chega com os espetáculos “Processo de Conscerto do Desejo”, “Fragmento da Festa da Batata”, “Paulo Freire - o andarilho da utopia”, “Estupendo Circo Di Sóladies”, “Zé”  e o esquete “Esses Tapas e Beijos”, além da peça do Palco Giratório “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”.

Também haverá a Exposição “Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências”; e exposição de “Ikebana Sanguetsu”,  Mostra de Cinema com os filmes “Tito e os Pássaros”, “Hotxuá”, “Minha Vida de Abobrinha” e Núcleo de Video Mapping. A entrada será gratuita para todas as atividades.

Confira um pouco mais sobre cada atração dos seis dias de Aldeia Jiquitaia:  

Segunda-feira, 9:  cortejo, teatro e música

03 Matutos e 01 Arigó -  das 6h30 às 8 horas na Estação Apinajé

O 3 Matutos e 1 Arigó é um projeto de música instrumental que tem por objetivo a expressão musical do Norte e Nordeste aliada ao jazz, ao unir ritmos populares como forró, baião, maxixe, xote com a linguagem do jazz, o grupo conseguiu conquistar o público e crescer na cena instrumental dentro e fora do Tocantins, de uma forma alegre e criativa bem característica destas regiões brasileiras. O grupo conta com quatro integrantes: Ceará (baixo), Michel (guitarra), Ivanilzo (bateria) e Tarcisio (teclado).

Cortejo Jiquitaia - às 17 horas na Avenida JK

O Cortejo Jiquitaia abrirá oficialmente a Aldeia Jiquitaia 2019, com as participações de atrações circenses, com a Cia de Circo Os Kako; e musicais, com o Projeto Veredas, a Fanfarra do Colégio Estadual São José e o grupo 3 Matutos e 1 Arigó. Seu trajeto será iniciado às 17h na Avenida JK, partindo do Banco Santander e indo até a Banca de Revista do George, próxima à Praça dos Girassóis.

Espetáculo ‘Processo de Conscerto do Desejo’ – 19 horas e às 21 horas no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades

Traz à luz os versos de Maria Cecília Nachtergaele, mãe do ator Matheus Nachtergaele que se matou quando ele tinha apenas três meses. O repertório musical afetivo dá o tom do espetáculo, que circulou pelos mais importantes festivais de cultura do Brasil. Matheus Nachtergaele foi indicado como Melhor Ator nos prêmios Cesgranrio e Shell em 2016.

Terça-feira, 10 -  música, cinema e artes visuais

Instrumentaris - 16h30 do Centro de Atividades do Sesc até o Camelódromo

O Grupo Instrumentaris, um dos primeiros grupos de música instrumental de Palmas, surgiu em 2003 de uma ideia de dois amigos, estudantes de música. Em 2008 participou da etapa de Palmas do projeto nacional patrocinado pela Petrobrás, denominado Choro Expresso, o qual levava a várias capitais músicos instrumentistas consagrados para divulgar o chorinho. Em 2009, junto com o grupo Esporão de Arraia, idealizou e produziu o 1º Encontro de Músicos e Grupos de Choro do Tocantins, sendo também uma das atrações do evento. Em 2019, teve uma nova edição do encontro, e novamente o grupo Instrumentaris se fez presente. Apresentou-se nas comemorações do aniversário de Palmas nos anos de 2006 e 2009 e participou por quatro vezes como atração musical do o Salão do Livro. Atualmente, o grupo tem como instrumentos a flauta, o sax, o cavaquinho, violão de sete cordas e percussão.

Café Blues Band (TO) – 18 horas no Centro de Atividades

Formada no final dos anos 1990, em Palmas, foi a primeira banda da capital e provavelmente do estado, dedicada exclusivamente ao blues. Nesses poucos mais de 20 anos, a Banda apresenta um repertório que contempla desde os clássicos do blues americano e britânico até canções autorais, sendas estas, cantadas em português. Nesses anos a Banda colecionou apresentações memoráveis dentro e fora do estado, tanto em teatros, casas noturnas e festivais. A banda já passou por diversas formações. Em 2017, realizou no Teatro do Sesc Palmas, um show em comemoração aos 20 anos com os membros originais. No entanto, atualmente, o time é formado por: Carlos Jamaica – band leader, guitarra e voz; e Daniel Oliveira – teclados, tendo no contrabaixo e na bateria sempre amigos convidados.

Filme “Tito e os pássaros” – 19 horas no Tênis Sesc Palmas

Com a direção de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto Dias, 1h13 minutos de duração, classificação livre, a animação conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto.

“Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências” – 19 horas na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades

A Exposição Coletiva “Afrobrasilidades no Tocantins: Narrativas, Memórias e Resistências”, será aberta às 19h na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas da 502 Norte, com a participação de vários artistas e trabalhos em linguagens diversas. Artistas Participantes: Angélica Lima; Biannca Alencar; Cacuda; Edivan Ribeiro; Emerson Silva; Fernando Amorin; Flávio Dionísio; Helen Lopes; Jeferson; Marcos Dutra; Patrick; Roleta; e Viviane Pereira.

Quarta-feira, 11 – música e teatro

Grupo Babaçu Jazz - 16h30 na Avenida Tocantins e 18h no Tênis Sesc Palmas

O Grupo Babaçu Jazz é um coletivo de músicos formado por amantes da música instrumental popular brasileira e do Jazz, em todas suas vertentes. Surgiu há quatro anos em Palmas, com um grupo de amigos instrumentistas e professores de música, com a finalidade de estudar repertório e homenagear a nossa rica e vasta música instrumental brasileira, que pouco tem espaço na grande mídia de hoje.  Formada pelo baterista, Jefter Costa, Gercione Coutinho na flauta transversal, clarinete e Saxofone alto, o guitarrista Jeremias Moreira, Diego Britto nos contrabaixos

Espetáculo “Paulo Freire - o andarilho da utopia” - 20 horas no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades

É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira que a história começa. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido a fome, assim como grande parte da população brasileira. Na fantasia, ele aparece no espetáculo, como um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e fome de tudo. Na Infância e juventude, outra fome ocupa o seu tempo: As palavras. E ele as devora como se elas fossem pedaços de comida. E essa foi a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas e com elas percorre territórios disseminando a sua pedagogia de ensino e revoluciona a educação mundial. Movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de justiça, igualdade, e superação dos obstáculos. Recomendado para maiores de 12 anos.

Quinta-feira, 12 - teatro, música, literatura e cinema

Estupendo Circo di SóLadies – 16 e 20 horas no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades

Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “Estupendo Circo di SóLadies”, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos.

Orquestra Viva Música  - às 17h30 no Parque Cesamar e  às 19 horas na Avenida Palmas Brasil Sul

A Orquestra Viva Música é um projeto de extensão vinculado ao Programa OCA Musical, da Proex-UFT em parceria com a Associação Viva Música. A Orquestra Viva Música é composta por 16 instrumentistas e surgiu da necessidade do fomento da prática e, consequentemente, da fruição da música instrumental de concerto. Nesse sentido, essa orquestra vem, ao longo da sua existência, participando de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como: SESC Partituras, Quinta Diminuta e Concertos em Pauta. Além de também ter participado da abertura de diversos eventos acadêmicos na UFT.

ZÉ – A Barraca Cia das Artes  - 19 horas no Arte ao Cubo do Sesc no Centro de Atividades

Une poesia, música e dança para contar sobre o mundo poético e lírico do poeta, escritor e teatrólogo José Gomes Sobrinho, in memoriam, por meio de suas poesias, sua música, seus textos e principalmente pelo modo como as pessoas o viam, trazendo à tona sua visão de mundo e concepções sobre a vida e sua realidade.

Filme “Minha vida de Abobrinha” – 19 horas no estacionamento do Tênis Sesc Palmas

Com direção de Claude Barras e duração de 1h06 minutos, essa animação/drama/família tem a classificação indicativa de 10 anos. Apelidado Abobrinha, Icare, um sensível menino de nove anos, é deixado pela polícia em um orfanato depois que sua mãe falece. Deslocado neste novo universo, ele aos poucos começa a se relacionar com as outras crianças e descobre o significado de amizade e confiança.

Sexta-feira, 13  - música, circo e audiovisual

Trio Graciosa -  17h30 na Avenida Palmas Brasil Norte e às 19 horas na Vila União

O Trio Graciosa foi formado em 2017 em Palmas (TO), tocando no pôr do Sol nas areias da Praia da Graciosa, aonde, em parceria com o Restaurante Choupana do Lago, se apresenta todas as quintas-feiras. Atua também em eventos diversos e na difusão do turismo cultural através da música nos pontos turísticos da capital, como a Praia da Graciosa, a Feira do bosque e a Praça dos Girassóis. É composto pelos músicos Nilson Adriano (flauta/piano/violão), Maurédson Silva (saxofones/percussão/violão) e Teógenes Sá (violino/percussão/violão). O Trio fez seu primeiro show de bilheteria no Teatro Fernanda Montenegro em abril desse ano, com participação de artistas do Tocantins e amigos.

“Esses Tapas e Beijos” – Circo Di Sóladies – 19 horas no Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis

Sinopse – Em uma apresentação de talentos musicais, uma palhaça entra muito entusiasmada para cantar uma música que está nas paradas de sucesso das rádios e TVs de todo país. Duas backing vocal acompanham, até que se dão conta que a letra da música naturaliza uma relação violenta. A partir daí, começam a interagir com a plateia sobre a realidade e propõem uma mudança na música, pedindo para as mulheres acompanharem nessa nova versão. A duração é de 10 a 12 minutos e classificação livre.

Show “AmazoniCanToria” - 20h no Aperitivo Sonoro do Tênis Sesc Palmas

O show traz a proposta inovadora de cantar a gente, a terra, os frutos, os rios, a linguagem, a cultura tocantina com uma mensagem de amor ao pertencimento, riquezas, belezas e, também, às fragilidades do mais novo Estado do país na região amazônica. Com 1 hora e 20 minutos de duração, em um total de 16 canções autorais, proporciona um passeio pelo Tocantins das expressões singulares, do riso fácil, do ouvido atento, dos sentidos alertas e do coração aberto ao encantamento. Os cantores e compositores Lucimar, Dorivã, Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Braguinha Barroso, apresentam o show AmazoniCanToria, cujo lançamento foi realizado no último dia 22 de maio na Quarta Clássica, no Teatro Fernanda Montenegro, em Palmas (TO), com grande repercussão na mídia e imensa aceitação do público.

Projeto Symbiosis – 21 horas no Memorial Coluna Prestes

O Projeto Symbiosis vem acontecendo desde meados de 2007 e consiste numa série de ações de projeção digital videográfica ou fotográfica em copas de árvores e vegetações em diversos espaços de cidades, comunidades, áreas verdes, florestas, misturando a uma só tempo intervenção urbana, fotografia, vídeo digital e instalação. Como se sabe, Simbiose é um termo da ecologia que designa uma relação entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes, nos quais ambos têm ganhado nesta relação. E é dessa forma que a simbiose, aqui proposta, ocorre. Dois entes: imagem e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte, criando com ela um novo ser, um UNO. E desta relação uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma árvore observadora. A proposta deste projeto vai muito além da utilização da árvore como um anteparo para uma imagem, e leva ao extremo o nome que o designa, propõe-se a fazer uma simbiose com o local onde transita geralmente beiras de rio de comunidades ribeirinhas amazônicas no Estado do Pará, da ilha do Combú, Murutucu e outras localidades. É o corpo se adequando ao espaço da natureza, para com ela formar um só organismo, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que suscita reflexões acerca da nossa relação de identidade com a natureza e vice-versa.

Sábado, 14  - música e teatro

DJ Dellanoche -17 horas na Feira das Manas no Centro de Atividades

Cyntia Miranda, 26 anos, piauiense se profissionalizou em 2017 na Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC), em Curitiba (PR), onde conheceu o projeto Kingston Kombi, que leva o hip hop para as ruas da cidade e participou da oficina de mixagem com vinil para mulheres Todas Podem Mixar - (TPM), da DJ Miria Alves. Começou a se apresentar como DJ Dellanoche em 2017, discotecando em Teresina (PI) e em Palmas (TO), nas casas de shows e festivais, como o I Encontro de Mulheres no Hip Hop de Palmas (2018) e o Festival Internacional Sonora (2018), o maior festival de mulheres do mundo.

“Traga-me a cabeça de Lima Barreto” – 20 horas no Teatro Sesc Palmas do Centro de Atividades

O espetáculo do Palco Giratório é inspirado livremente na obra de Lima Barreto (1881/1922), especialmente em Diário Íntimo e Cemitério dos Vivos, “Traga-me a cabeça de Lima Barreto” é um monólogo teatral com interpretação de Hilton Cobra, autoria de Luiz Marfuz e direção de Fernanda Júlia. Reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas pela livre imaginação. O texto fictício tem início logo após a morte de Lima Barreto, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias - romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”. A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, família, a loucura, o alcoolismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, racismo, suas lembranças e tristezas.