A velhice na sua plenitude revelada em sua dureza e sua doçura é contada pelo espetáculo de teatro-dança Fio a Fio, com direção e atuação de Giselle Rodrigues e Édi Oliveira. A peça será apresentada hoje e amanhã no Teatro Sesc Palmas, às 20 e 19 horas, respectivamente. Após as apresentações será realizado um bate-papo com os artistas do grupo brasiliense BaSiraH.

O espetáculo busca trazer temas como a intuição da morte, a perda da memória, a fragilidade física, a solidão, entretanto, também apresenta o afeto, o companheirismo e a serenidade de quem já viveu muito e muito tem a contar. A ideia do espetáculo é contemplar essa fase da vida.

O que representa viver com um corpo que perde capacidades e, ao mesmo tempo, ganha sabedoria com o acúmulo das experiências vividas? Como aceitar ou lutar com o fato de que quando estamos mais prontos para a vida é quando nosso corpo mais precisa de trégua? Essas são algumas dos questionamentos que o espetáculo aborda.

“Meu próprio corpo é reflexo disso. Voltar a dançar, após vinte anos fora dos palcos, período em que atuei como diretora e coreógrafa, foi uma redescoberta e um aprendizado sobre esse novo corpo, que também envelhece a cada dia”, explica a coreógrafa e pesquisadora Giselle Rodrigues, que também dirige a companhia.

Montagem

A temática do espetáculo nasceu durante sessões de improvisação abertas que os artistas do grupo brasiliense vinham realizando em uma pesquisa sobre o processo de criação. Foi no momento que surgiu o desejo de falar sobre quando e como se começa a envelhecer e quando o corpo começa a não realizar mais atividades que antes eram consideradas simples.

Durante a apresentação, os elementos do teatro e da dança se fundem resultando numa dança contemporânea mais dramática e teatral, como uma ampliação por meio da oralidade.

Além do espetáculo e dos debates, á previsto hoje um encontro dos diretores e intérpretes do espetáculo com artistas locais para uma troca de experiências. As atividades contam com uma intérprete em libras.

Serviço

O que: Fio a Fio, espetáculo de teatro-dança, com Giselle Rodrigues e Édi Oliveira

Onde: Teatro Sesc Palmas, na Quadra 502 Norte

Quando: hoje, às 20h, e amanhã, às 19h

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Classificação: 12 anos