Sinônimo de talento, glamour, polêmica e publicidade, elementos que, misturados, dão lugar a todo um referencial atual no mundo do espetáculo, Lady Gaga completa 30 anos nesta segunda-feira (28) e já é uma das artistas que mais discos venderam na história da música - e em apenas oito anos de carreira.

No último sábado (26), Lady Gaga comemorou o aniversário com o namorado Taylor Kinney e famosos como Taylor Swift, Tony Bennett, Lana del Rey e Kate Hudson, em uma casa de jazz de Los Angeles.

Mas sua influência vai muito além: seu estilo e personalidade a transformaram um ícone pop ao qual nem o mundo da dramaturgia foi capaz de resistir. Prova disso foi seu aclamado papel na quinta temporada de "American Horror Story", que lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz em minissérie ou filme para a TV.

Recentemente, a artista disse que repetirá a dose e voltará para a sexta temporada da série. "Não posso prometer como, quando, nem nada disso", afirmou ela à rádio "Z100" no início deste mês.

Essa tarefa, possivelmente, deverá ser conciliada com a gravação de seu novo disco, com lançamento previsto ainda para este ano, como revelou à imprensa em entrevista coletiva após receber o prêmio. O novo CD será o primeiro desde "Cheek to Cheek", parceria que lançou com Tony Bennett em setembro de 2014, e o primeiro com material original desde "Artpop" (2013).

Em entrevista à revista "Entertainment Weekly", Gaga reconheceu que seu trabalho em "American Horror Story" tem influência no processo criativo de seu quinto álbum de estúdio, argumentando que a atuação a levou de volta "à arte da escuridão", algo no qual "acredita muito".

O ano mal começou e Gaga já se deparou com diversos momentos memoráveis. Primeiro veio o sucesso no Globo de Ouro, e depois suas apresentações no Grammy - e o inesquecível tributo a David Bowie -, no Super Bowl e no Oscar, cuja aparição, precedida pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi um dos momentos mais emocionantes da noite.

Gaga arrepiou a plateia do Teatro Dolby e deixou as atrizes Kate Winslet e Rachel McAdams cantarem "Till It Happens To You", tema do documentário "The Hunting Ground" (ainda sem título no Brasil), que apresenta histórias reais de estupros em universidades americanas e discute o papel das instituições de ensino nesses casos. Com a frase "Not Your Fault" (Não é sua culpa) escrita no braço, ela finalizou a apresentação cercada por um grupo de 50 jovens que, como ela, sofreram esse tipo de situação.

Stefani Joanne Angelina Germanotta, o verdadeiro nome de Lady Gaga, é um ícone, e como tal, tem uma legião de fãs, conhecidos como "little monsters" (monstrinhos), que a transformam em um dos principais nomes do Twitter (é a sétima personalidade mais influente, com 57 milhões de seguidores). Todos eles estão ansiosos por seu casamento com o ator e modelo Taylor Kinney, que ela conheceu em 2011 durante as filmagens do clipe "You and I".

A cerimônia está envolvida com o mesmo mistério que rodeia tudo o que concerne a Gaga, uma estrela incomparável desde o lançamento, em 2008, de seu álbum de estreia, "The Fame", que reunia "clássicos" como "Paparazzi", "Poker Face" e "Just Dance". Desde então, transformada em uma autêntica mina de hinos geracionais (aí estão "Bad Romance" e "Born This Way" para atestar) com a ajuda de seus incendiários clips, não hesitou em falar de sua bissexualidade com a mesma franqueza com a qual aborda em suas músicas temas como amor, sexo, dinheiro e drogas.

Seu trabalho fora dos palcos, seja como porta-voz dos direitos LGBT ou através da fundação Born This Way, liderada por ela e sua mãe e criada para apoiar jovens que sofreram bullying, Lady Gaga mostra a coerência e a sensibilidade de uma das maiores forças do cenário artístico no século XXI.

Confira 30 fotos polêmicas da aniversariante: