O Ano Pastoral da Arquidiocese de Palmas será aberto oficialmente amanhã, a partir das 8 horas, no auditório do Colégio São Francisco. Durante o evento também será lançada a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano traz como tema Fraternidade e superação da violência, com o lema Em Cristo somos todos irmãos, numa alusão ao versículo bíblico contido no livro de Mateus.

Tradicionalmente, a Campanha da Fraternidade, que marca também o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Paixão de Cristo (Semana Santa), é lançada na quarta-feira de cinzas, no encerramento do Carnaval. A Arquidiocese optou por uma realizar o evento na quinta-feira, quando as pessoas já estão de volta às suas rotinas e prontas para assimilarem a importância do evento.

O lançamento vai contar com representes dos órgãos de segurança pública do Estado e de entidades que trabalham no combate à violência. O encontro será presidido pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

De acordo com o responsável pelo vicariato da Ação Pastoral em Palmas, padre Fábio Gleiser, durante o evento será apresentado o Plano Arquidiocesano de Evangelização. “Este ano vamos priorizar a juventude e a ação social, por isso, convidei o vicariato da ação social”, informa. Quanto à Campanha da Fraternidade, o padre Fábio explica que a intenção da Igreja Católica é fazer um levantamento do cenário da sociedade e ouvir os responsáveis pela segurança pública e representantes de entidades que cuidam da questão da violência. “A ideia é fazer uma grande discussão para que busquemos juntos caminhos para vencer a violência”, comenta.

Panorama

Os representantes da segurança pública foram chamados para o evento para que apresentem uma visão sobre o quadro da violência no Tocantins. “A Igreja já trabalha no combate à violência, mas queremos a partir desses dados buscar uma reflexão nessa luta”, frisa.

Fábio Gleiser explica que o trabalho da igreja em cima da temática é feito durante todo o ano. “Nós convidamos todas as pessoas de boa vontade a abraçarem conosco esse grande convite no combate à violência, para conseguirmos cooperar com Jesus para uma sociedade de paz. Essa luta é do interesse de todos e para o bem de todos”, reforça padre Fábio.

Arcebispo

Para Dom Pedro Brito falar sobre a violência é abordar um tema polêmico e, ao mesmo tempo, contemporâneo, que está no dia a dia dos brasileiros. “O País está se tornando muito violento. A violência se tornou epidemia. Ela é gratuita, institucionalizada e atinge todas as esferas da sociedade”, menciona.

O representante da Igreja ainda afirma que a violência tem um viés político, porque os partidos não se entendem e nem dialogam entre si. Por este motivo, o ódio dissemina nas redes sociais. “Sem contar com a violência gratuita, roubo, assalto, assassinatos, violência física. Então estamos vivendo em um País que tem dados violentos”, acrescenta.

O arcebispo também pontua que a campanha não trata somente da violência, mas da superação desse mal. “Vamos debater sobre como acabar com a violência, como desarmar os corações e proporcionar o dialogo entre as pessoas. Estamos na corrente, junto com todo País, fazendo nossa parte para superar a violência no coração das pessoas, das famílias”, esclarece.

quaresma

Nesse período de Quaresma, que começa hoje, Dom Pedro convida os fiéis para a conversão e a mudança de vida. “É um convite para mudar os critérios de julgar, os roteiros de vida, mudar a conduta e as atitudes para a proatividade, fraternidade e solidariedade. O lema da campanha é somos todos irmãos não podemos ficar intrigados. A intenção é trabalhar a cultura da paz para desarmar os corações violentos”, destaca.