A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi iniciou uma inspeção para averiguar locais com o inseto Barbeiro, transmissor da doença de Chagas, e formas de combatê-lo. Segundo a Vigilância Epidemiológica, na primeira etapa, a equipe está visitando casas e propriedades em que foram encontrados colonizações do inseto no ano passado.

“No ano passado estivemos aqui, onde foi encontrado o inseto. Realizamos o bloqueio químico para eliminar vestígios dele e permanecemos o monitoramento”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniela de Araújo, destacando que o inseto fica alojado em locais escuros, úmidos, em coqueiros, arestas de construção, galinheiros, paiol e destacou a importância de manter os quintais limpos e organizados.

O órgão orienta que os moradores com coqueiros em casa, coloquem cal na planta para evitara atração do inseto, bem como empilhar alguns tijolos que estavam espalhados no quintal e ainda sempre vistoriar as lonas que cobrem materiais, além de sempre estar de olho nas capas de sofás, e antes de deitar, sempre sacudir as roupas de cama.

Doença de Chagas

A maioria dos casos de chagas acontece por transmissão direta e se dá durante a noite, enquanto a vítima está dormindo. Os sintomas da doença de Chagas são silenciosos e aparecem ao longo dos anos, como insuficiência cardíaca e problemas gastrointestinais. O tratamento é paliativo, mas a doença não tem cura.

Essas ações de prevenção estão previstas no Projeto Saúde Humanizada que busca ofertar um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de que a população tenha satisfação em usufruí-lo.