Nesta sexta-feira, 6, a Seleção Brasileira jogará contra a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo, às 15 horas (horário de Brasília), em Kazan, na Rússia. Para que os tocantinenses possam acompanhar o jogo, alguns órgãos e instituições alterarão o expediente em virtude da partida.

O Poder Judiciário definiu que nesta sexta o expediente será das 8 às 13 horas, sendo que ficam prorrogados para a segunda-feira, 9, todos os prazos judiciais que se iniciem ou se encerrem nesta sexta. A Assembleia Legislativa e o Governo do Estado também seguirão o mesmo horário de funcionamento.

A Câmara Municipal de Palmas definiu que as atividades essenciais continuarão funcionando em horário normal, das 8 às 13 horas, no entanto, as atividades dos gabinetes ficarão a cargo de cada vereador decidir se abrirá ou não. Já as sessões estão suspensas devido ao recesso parlamentar no mês de julho.

A Prefeitura de Palmas prorrogou a jornada de seis horas até o dia 31 de julho, orientando que os órgãos públicos funcionem, nesta sexta, das 8 às 14 horas, de forma ininterrupta, respeitando as exceções das áreas da Saúde, Educação, Segurança e Trânsito da Capital.

Os Correios do Tocantins informaram que neste jogo do Brasil contra a Bélgica, as agências de atendimento do Estado terão expediente das 9 às 13 horas, bem como as entregas, que serão feitas no período matutino.

Bancos

Todos os bancos do Estado iniciarão o funcionamento às 9 horas e fecharão às 13 horas. Já as Casas Lotéricas do Tocantins funcionarão das 8 às 18 horas, conforme informado pelo Sindicato dos Empresários Lotéricos do Tocantins, no entanto algumas podem parar as atividades no horário do jogo e voltar a atender após o final da partida.

Comércio e Shoppings

O expediente no Capim Dourado Shopping iniciará normalmente às 10 horas, e será opcional para cada lojista a decisão de fechar ou não a loja durante a partida. A assessoria do Shopping informou ainda que o jogo será transmitido em telão e, por isso, a praça de alimentação também continuará aberta. Já as lojas do Palmas Shopping também abrirão às 10 horas, fechando às 14h30 e reabrindo as 17h15, assim que finalizar a partida, funcionando até o final do expediente, às 22 horas. Segundo a coordenação do local, mesmo que haja prorrogação da partida, as lojas devem reabrir no horário definido. A praça de alimentação ficará aberta até às 22 horas.

Quanto ao comércio da Capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) explicou que os empresários definem se abrem ou não suas empresas. Mas, a instituição destacou que caso o empresário queira não cumprir o expediente normal, ele não pode descontar as horas do funcionário.