A vacina BCG, que imuniza crianças e adultos contra a tuberculose, está em falta nas unidades municipais de saúde da Capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o problema do desabastecimento nos Centros de Saúde da Comunidade que fazem vacinação para BCG não é só local, mas também acontece em todo o Brasil.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), responsável por repassar as doses para o município, informou que segundo o Ministério da Saúde, houve uma mudança no laboratório produtor das doses, motivo da falta de repasse. A Sesau também destacou que aguarda a regularização e a entrega das doses da vacina ainda no mês de fevereiro.

Sobre o assunto, a Semus também destacou que conforme Nota Informativa do Ministério da Saúde, além da troca de laboratório causou o desabastecimento, alguns lotes da vacina encontram-se em análise para controle de qualidade no Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS), e que também aguarda a liberação da vacina e o envio pelo Ministério da Saúde para reabastecer os Centros de Saúde da Capital.