Seguindo a programação do Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio, será realizado em Palmas amanhã, das 9 às 18 horas, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), o V Fórum de Saúde Mental, com o tema Vulnerabilidade e Suicídio.

Segundo a organização, o objetivo do fórum este ano é a articulação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) com as demais redes que envolvem as áreas de assistência social, educação e saúde para a discussão do impacto das vulnerabilidades no suicídio para sua prevenção.

As inscrições podem ser feitas via internet ou no local do evento, por meio do link goo.gl/Pn4GiX. O Fórum este ano quer atentar para as vulnerabilidades relacionadas ao suicídio, como explica a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Dhieine Caminski.

“As pesquisas indicam que há maior número de suicídio em populações mais vulneráveis e a sociedade precisa pautar políticas integradas e intersetoriais na prevenção dessas vulnerabilidades para proporcionar a promoção da vida. Estratégias que visem à diminuição de vulnerabilidades tem grande impacto na valorização da vida”, conta.

Programação

Pela manhã haverá seis instituições na mesa redonda que é aberta ao público e abordará a prevenção de vulnerabilidades e suicídio. No período da tarde ocorre uma oficina de estratificação de risco em saúde mental para os trabalhadores e estudantes do Sistema Único de Saúde (SUS) em oito salas, divididas pelos territórios de saúde de Palmas.